sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Por que precisamos ter um filho?

É a pergunta que sempre me faço quando alguém vem com a célebre pergunta: "- Quando você vai ter um filho?".

Está escrito no manual do ser humano que ele precisa ter um filho de qualquer maneira, mesmo que não queira, mesmo que não sinta afinidade com a maternidade, mesmo que ache que na sua vida não cabe um filho?

Me deu vontade de escrever sobre isso, porque essa semana uma amiga ficou escandalizada com a minha confissão de que não tenho vontade de ser mãe. Sim, gente, confesso meu crime terrível aqui no blog, não tenho vontade de ser mãe! Sei que vou purgar esse crime hediondo no inferno, mas mesmo assim assumo e me puno com vinte chicotadas todas as noites! Só sendo irônica para não explodir com pessoas que não respeitam a opinião alheia!

Quem vai criar a criança?! Sou eu ou quem cobra isso de mim? Quem vai passar noites em claro cuidando do bebê? Quem vai ter que sustentá-lo, amá-lo, ter responsabilidade por toda a sua criação até que se torne um ser humano independente? Eu ou quem me cobra isso????? Pois é, euzinha né? Então desejo do fundo da alma que essas pessoas que me cobram, tenham seus filhos e batam no peito que estão perpetuando a espécie, que estão deixando seus frutos, que estão crescendo e se multiplicando? Eu vou adorar fazer "guti guti" na bochecha do filho que ela tiver! Mas não me venham cobrar filhos pelos quais não vão ser responsabilizar!

Pior ainda é quando digo que gosto de animais! Aí vem a outra frase: "Mas se você gosta de criar animais, crie uma criança". Cachorro e bebê são seres absolutamente distintos. Quem compara cachorros com bebês deve achar que se ela fosse capaz de parir um cachorro, levaria ele ao pediatra, amamentaria o cachorro, trocaria as fraudas do cachorro, colocaria no colégio, acompanharia suas notas, se preocuparia quando o cachorro entrasse na adolescência, teria medo que o cachorro se viciasse em drogas, ou que ele dirigisse em alta velocidade, acompanharia a luta de seu cachorro pelo primeiro emprego, teria medo que o cachorro pega-se AIDS transando sem camisinha!

Gente! Cachorro e gente definitivamente não envolvem as mesmas responsabilidades e muito menos são seres parecidos sequer em aparência.... Então PORQUE comparar gente com cachorro? Tá, já sei, vão dizer que não gostam é daqueles que vestem os cachorrinhos e os tratam como bebês. Mas isso é da conta de quem faz isso, e não da de quem recrimina. Se a pessoa é feliz levando seu cachorro toda semana no veterinário e o ninando para dormir, deixe ela viver aquilo que faz bem a ela! Eu sempre tratei meus animais como animais, mas isso não impede que tenha um grande carinho por eles, que nada tem a ver com o carinho de uma mãe para um filho!

Affe! Por que as pessoas palpitam tanto na vida dos outros e simplesmente não olham para suas vidas fu**das e tentam consertá-las? Os problemas e dores alheias são sempre as mais fáceis de resolver.

Concluindo... Se você quer muito que alguém tenha um filho, tenha um filho você e o crie! Mais uma vez repito, não tenho nada contra a maternidade apesar de achar que o mundo já está superlotado de gente! Ainda assim continuo tentando respeitar a vontade de pessoas sem condições financeira e psicológica de terem filhos! Eu não me meto na vida delas porque são elas que vão se responsabilizar ou não pelas crianças que tiverem...

Quem sabe se um dia eu mudar de idéia, tenha um filho, mas um filho de alma, adotado, para diminuir o quantidade de abandonados...

74 comentários:

  1. Oi Dama, desta vez vou ser e crua.
    Pois bem como a Dama de Cinzas sabe tenho 44 anos, sou 2 casamento, minha avo tinha sindroma de parkisson, escolhi não ser mãe porque simplesmente entendi que minha avo que me criou não tinha que ser penalizada e sim eu que devolver tudo o que ela me deu,com isso claro está defender um filho meu de provaveis carencias a todo o nivel já que larguei o trabalho e só o ordenado de meu marido sustentava a casa
    Além disso não era no fim de uma noite mal dormida com uma criança nos braços que iria ter a capacidade de tratar da minha avó.
    Eu entendi que ser boa mãe por vezes é aquela que abdica do seu relógio biologico em prol do filho que nunca vai ter nos braços.
    Para além disso somos muheres não vacas parideiras Certo???
    Nunca me senti inferior em relação as outras que são mães bem pelo contrário,no fim de contas quantas armadas em cuitadinhas como prova de amor parem o filho só para dizer que amam muito seu homem.
    Estamos no Séc. XXl carambas.
    Quem entende tê-los optimo mas respeitem quem por escolha ou por incapacidade fisica não os tem
    Dama, sacuda esse tipo de pessoas do seu lado, ne permita que esse tipo de pessoa a interpele nesses assuntos qu só a si e seu par dizem respeito
    Desculpe Dama, e peço perdão a quem venha comentar possa ficar chocado(a), mas este assunto é coisa que não sou capaz de me calar pois também durante muitos anos quase que convenceram que eu era quase culpada de algum crime apenas porque amei o filho que nunca tive para o proteger de carencias.
    E a certeza tenho, meu homem se ficou 20 anos comigo foi por amor,porque qu queria por eu ser quem sou e não por existencia de filhos que o prendessem a obrigações morais.
    Um abraço boa amiga e desculpe mas eu não consigo ser comedida, perante este tipo de assuntos, é superior a mim

    ResponderExcluir
  2. Dama querida, quer casar comigo?
    Eu também jogo no teu time, nunca quis, e felizmente não tenho filho.
    Não me acho em condições de exercer responsabilidade tamanha, sou muito à deriva no rio da existência, o Brasil é o país do filhos da rua, sem pai nem mãe.
    Antes de ter filhos tem-se de recolher os jogados fora.
    beijo e saudade
    lindo texto! principalmente escrito por uma mulher

    ResponderExcluir
  3. Dama querida, não te recrimine por não querer um filho. Pois se tu não queres, é porque não te sente preparada e muito menos tem a "afinidade" de ser mãe, quem te recrina só sabe achar nos outros uma maneira de desviar os seu problemas. Que vão cuidar dos seus, e basta.
    É verdade, comparar cachorro com criança é uma besteira sem tamanho, cada um no seu âmbito, aninal é animal e gente é gente.
    Eu não tenho amores por crianças, gosto de vê-las na casa dos outros e no cuidado dos outros, quando o negócio vem para o meu lado a coisa muda. Hoje em dia há muitos outros assuntos há que se preocupar do que pensar em ter um filho, há muita gente no mundo, é necessário condições financeiras para criar um e psicologicas tbm, não é simplesmnete botá-los no mundo (como o que mais vemos por aí, e fururamente tornando-se crianças abandonadas e futuros adolescente problematicos) é preciso ter responsabilidade.

    beijos

    saudades de seus textos

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Dama, em gênero, número e grau...

    É interessante notar como as pessoas que cobram essa necessidade de perpetuação da espécie, normalmente são aquelas que não aceitam o ser humano como uma espécie animal qualquer, que por acaso está dominante no planeta. Não, essas são as pessoas que acham que somos especiais, espirituais...

    Se é assim, porque precisamos seguir as mesmas regras dos outros animais no que diz respeito a sexo e reprodução?

    ResponderExcluir
  5. Eu nao cobro de ngm e nem acho absurdo quem nao quer ter filhos...

    mas eu jogo no time que quer ter muitos filhos....

    É meu sonho... ser mãe e tals...


    **inclusive foi meu sonho nite passada.. hehehe bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom, querida Dama de Cinzas eu tenho muito que comentar sobre este assunto.. porém tentarei resumir.
    Na verdade em alguns momentos da vida, principalmente quando era mais novo cheguei a pensar em encontrar alguém bacana, casar e ter uma filha. Este pensamento apareceu umas duas vezes na minha cabeça ao longo da vida. Depois disso passei a encarar de outra forma a chance de encontrar alguém que já viesse com 'minha filha' pronta hauhaua.. ou até filho. Tentei em uns 3 relacionamentos mas não deu certo! Ainda acho que pode ser uma boa ter filha... mas se for neste esquema. Eu sinceramente não tenho pique de pensar em fazer um bebê.
    Mas sei lá, tem me acontecido tanta coisa q eu deixo em aberto.. caso conheça alguem disposta a ter um baby, to nessa ehehhe
    Mas entendi seu post, e tb acho que não é só sobre 'quando é que vc vai ter um filho'... e sim tem outro texto que me incomoda na mesma proporção que o tradicional 'tá namorando?' ou aquela coisa de perguntar 'quando vai casar'... como se alguem tivesse algo com isso(pq geralmente estas perguntas são feitas sempre por pessoas que estão dispostas à cutucar a gente... como se eles fossem os únicos sem-defeitos do universo... e como se não ter filho, não casar, não ser alto, ñ ser rico, etc... fossem determinantes para alguem ser.. humano... e ser feliz!

    Beijoooo minha querida! Deus te proteja! Adoro vc!

    ResponderExcluir
  7. Você tem todo o direito de escolher não ter filhos,mas as pessoas tendem a não entenderem certas decisões. Também não tenho filhos, não que eu não os queira ter algum dia. Sinceramente não sei.Mas por que tem de ficar perguntando, né? Gostei do post! Desculpe-me a demora em voltar aqui. Estava doente estes dias e por isso não deu para visitar os amigos. :) Espero que tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo... porque cada um tem a sua opinião né?? se a pessoa não quer ter filho beleza... mais tb não é justo ter e não cuidar... então isso tem que ser feito com muita responssabilidade e amor. Poque colocar filho no mundo apenas por colocar não é justo... nenhuma criança merece sofrer.. Eu sonho em um diaa bem distante, ficar com akele barrigão e sentir que fiz alguma coisa boa nessa minha vida, que gerei um ser VIVO... mais isso tem que acontecer na hora certa nee??? bjooo florr :*

    ResponderExcluir
  9. Sempre tem os imbecis que adoram dar pitacos na vida alheia. Não saber respeitar é idiotice.

    Duvido que, se tu tocasse na ferida de uma dessas pessoas que te recrimina - quem sabe uma que diga que não quer, hã, casar -, ela também não mandaria tu parar de se meter na vida dela.

    É como bem disseste: é bom criticar a vida dos outros porque a gente vê que a nossa não é tão ruim assim - como se nós soubéssemos o que é ou não ruim pra outra pessoa. Mediocridade das grandes.

    Enfim, beijo. =P

    ResponderExcluir
  10. O mundo é cheio de fofoqueiros, dama cinzenta! De gente que não quer olhar pra dentro dela mesma e então fica tentando se distrair com a vida dos outros.
    Também acho que já tem gente demais no mundo. Até os chineses se tocaram e ordenaram um filho por casal, senão....
    E existem muitas crianças perdidas pelo mundo mesmo!
    E também muitos cães e gatos!
    Grande bjooooooooooooo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que tem filhos quem quer. Eu pretendo ter - um dia - pq acho bacana e estou dispostas a assumir as responsabilidades disso (que da medo só de pensar).
    De resto, eu acho que cada um faz o que quer da vida... e ninguém tem que ficar metendo o dedo nas escolhas dos outros.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Não só ter filho,...tu eskeceu de plantar a arvore e escrever um livro, ou seria um blog?

    Bj

    ResponderExcluir
  13. O desabafo foi muito bem escrito!
    Concordo que as pessoas devem ter liberdade para escolherem ter filhos ou não, e todos devem respeitar isso!

    Afinal é muito fácil "fazer" mas criar é outra história!

    Parabéns pelo blog!

    Alexandra Periard
    (Atriz e Escritora)

    ResponderExcluir
  14. Nossa, bate aqui, Dama! Também não quero ter filhos, pelos seus motivos e por mais alguns outros! Acho um saco quando vêm aquelas pessoas me recriminando por eu não querer ter filho. Eu po um acaso sou a única responsável pela procriação no mundo? Se você quer ter filho, que tenha, mas não me enche o saco! Aliás, já que quer tanto que eu tenha um filho, tenha um por mim né?

    "Eu vou adorar fazer "guti guti" na bochecha do filho que ela tiver! Mas não me venham cobrar filhos pelos quais não vão ser responsabilizar!"
    É exatamente isso! Adoro bebês, mas na rua, sem eu ter que cuidar de nada!

    Eu quero ter um beagle quando morar sozinha, mas filho não! As pessoas parecem que não tem noção das coisas né? Tudo bem que um bicho te dá despesa e responsabilidade, mas não é a mesma coisa que um bebê MESMO!

    O que dá mais raiva é quando as pessoas dizem que seus motivos para não ter filhos é fútil. Fútil é a puta que vos pariu! Elas que tenham filhos hiperativos, embagulhem e tenham despesas altíssimas e um trabalho do cão cuidando deles! hahaha

    A-do-rei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. linda tô vendo você no meu melhor exemplo de amiga e responsabilidade que é minha prima, ela também nao quer ter filhos...e isso por opçao!
    e eu a admiro por isso! eu tenho dois filhos e minha vida é em funçao "deles"...imagine viver em funaço de outrem...mesmo que você os ame!... imagine...

    ResponderExcluir
  16. Oi... Eu sou mãe, amo muito meu filho de uma gravidez precoce, que é um menino saudável e lindo. Amo demais! Sofri muito durante a gravidez e o parto, vivia sendo internada, ou ficava em repouso porque fiquei hipertensa na gravidez. Cesária, por não haver dilatação, crise de bronquite, nervosismo, anorexia e depressão pós-parto! Se me perguntam hoje se eu terei um filho novamente, juro que só penso nisso, porque meu filho (único de mãe e pai), vive pedindo um irmão desde que aprendeu a falar. Digo para ele pedir para o pai, mas ainda assim ele insisti que o irmão dele vai ser mesmo irmão se nascer de mim (acho que deve ter alguma fixação com a minha barriga rsrs).
    Cada um sabe onde seu calo aperta e eu levo isso em conta. É engraçado que vc mal começa namorar as pessoas já ficam sempre falando de gravidez, não se pode ter uma dor de cabeça, que já falam que está grávida. Então, a nossa sociedade, ainda hoje cobra duas coisas sem dó e nem piedade, a primeira dela é que casamos e logo que casamos, se demoramos um pouco para ter um filho, as pessoas começam a cobrar o filho que nunca vem.
    Eu acho que cada um devia cuidar da própria vida, mas como isso não é possível para muitas pessoas incovenientes, elas vêm com seus papos para se ter filho, blá blá blá...
    Eu acho que se vc não quer ter um filho, é uma decisão sua e só sua. Não somos engessados e tampouco padronizado...

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Daminha, já te disse, né..
    Compartilho da sua mesma idéia.
    Eu só penso em ter filhos (se tiver...) daqui há 10 anos.
    Ainda bem que meu homem, que é 12 anos mais velho que eu, também compartilha da mesma idéia. Aliás, ele nem quer ter!
    Então, amiga, seja feliz, e não dê bola para esse tipo de crítica!
    Arrasou no post!

    ResponderExcluir
  18. Olá! é triste quando as pessoas se surpreendem quando descobrem que nem todos pensam e agem da mesma forma. Eu tenho medo de ter filho! pq sei o trampo que é e sei que esse mundo n é seguro pra ninguém.

    Mas se um dia tiver tbm acho que será adotado e pelo msm motivo q vc. para tirar uma criança de um futuro pre-destinada a sofrer e se sentir sozinha e cria-la c muito amor.


    beijos

    ResponderExcluir
  19. Já dizia o poeta: "Filhos melhor não tê-los, mas se não tê-los como sabê-los?"
    Deixa isso prá lá poeta. Não tem mais lugar prá essa hipocrisia de criar por criar, porque é tradição, porque todo mundo cria, porque ...
    E ponto final.

    Beijo Dama

    ResponderExcluir
  20. Clap! clap! clap!
    Uau! semana dos desabafos contra cobranças heim?!! acho que vc colocou muitíssimo bem... esse papo de "Troque seu cachorro por uma criança pobre" é uma analogia mediocre e hipócrita.Tenho dois lindos filhos e tenho amigos que só tem um e pretendem permanecer assim e tem outros que não querem nenhum, tem outros que tem cachorros e os amam e outros que não tem e acham um absurdo cuidar bem deles,enfim como sempre digo:
    - Cada um é cada um e ponto...que saco desse povo enjoado.
    Agora?!! Afinal quem cuida mal de cachorros cuida bem de gente?! é esse o sentido da estúpida colocação que os-donos-da-vida-alheia- lhe fizeram com essa colocação?
    Quem não cuida bem animal cuida bem de gente? e de plantinhas...Não necessáriamente nessa ordem.
    Coitadas dessas crianças que carregam o fardo da solidão de gente mal resolvida, que os elege pra "ursinho de pelucia", melhor um cachorro nesse caso!
    Bj e ótimo domingo minha querida dama!

    ResponderExcluir
  21. Isso aí DAMA! Bota a boca no mundo! Cada um tem suas escolhar. Imagina ser mãe forçadamente? Imagina como iria ser a educação do filho? Ora, por favor. Existe muita gente ignorante nesse mundo!
    Quando te perguntarem isso, se vire e vá embora! Ignore! Pelo amor de Deus...
    Beijo querida

    ResponderExcluir
  22. Já escrevi sobre isso uma vez no meu blog. E embora o tenha feito sob outra ótica - a de quem não compreende como o mundo cobra de mim o fato de que tenho que querer ser avó, sentimento que não nasce dentro de mim - acho que os temas têm tudo a ver. Essa relação direta entre mulher e maternidade é ancestral, remete à história da perpetuação da espécie, mas pode ser resolvida sem problemas com os milhões de mulheres que sonham com a maternidade. Pra quê cobrar das que não sonham? Tenho três amigas que optaram por não ter filhos e o fazem com tal firmeza e segurança que já não mais espantam ninguém. Ao contrário, ajudam a fazer com que outras mulheres, para as quais a maternidade não é uma consequência natural da vida, admitam a possibilidade. Compreendo e apóio você! Integralmente! bjus. Veronica

    ResponderExcluir
  23. Onde acaba a terra e começa o Mar
    Há um lugar onde vive a ilusão
    Repousa na madrepérola das conchas
    Com a forma de um coração

    Onde as giestas se agarram à areia
    Onde as pedras têm diadema de algas
    Onde o Mar conta histórias longínquas
    Onde as vagas soltam distantes mágoas


    Bom domingo



    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  24. Concordo com tudo que tu escrevestee!
    Eu também não quero ter filhos, acho que é mta responsábilidade!
    Que eu não nasci pra isso!

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Pois é...Quem enxe o saco, não cria a criança!
    Mas que o meu sonho é ser mãe, isso é!...hehe...Na hora certa, é claro.


    Beijão e bom domingo.

    ResponderExcluir
  26. Detesto essa pergunta...
    Pq será q as pessoas sempre a fazem? Será q existe um tempo determinado para se ter filhos?
    Da uma raiva disso, acho q cada um sabe muito bem da sua vida, não há necessidade de outros tentarem saber sobre a gente!

    BjO.

    ResponderExcluir
  27. O VOCÊ NÃO QUER SER MÃEEEEEEEEEE? QUE ABSURDO, QUE CRIME CONTRA A NATUREZA MATERNA...AHAHHAHAH!
    Bom, eu já escrevi sobre isso, você deve lembrar, e concordo com você!
    Não sei porque ainda existem pessoas assim no século XXI. Mais um tipo de preconceito, por favor... e dos mais ridículos. Eu insisto, o que implica não ser mãe na capacidade de amar das pessoas? Ou na inteligência? É doença por acaso? Que eu saiba não...Não sei porque tanto alarde, que amiga essa sua. Pode ser complicado uma pessoa não ter uma pontinha de vontade que seja de ser mãe numa sociedade que cultiva isso a milênios, mas acho muito masi corajoso abdicar dessa pontinha de vontade em prol da alma que nasceria sem condições de ser criada, ou amada, ou cuidada. De que adianta botar uma criança nesse mundo doido sem a pessoa ter condições. A pessoa tem que mudar toda uma vida, tem que cuidar, tem que dar o exemplo, tem que estar alerta, é uma criação para o resto da vida. E acima de tudo: É UMA OPÇÂO!

    Bjoks!

    ResponderExcluir
  28. hahaha me faço a mesma pergunta qd alguém me diz o seguinte: qd vc vai casar???
    eu não quero me casar, mas quero ter filhos, será q sou normal?? rs

    ResponderExcluir
  29. o sentimento materno mora dentro de mim
    mas qndo eu vejo a minha familía despedaçada
    pais separados e em briga constantemente
    onde eleva o sentimento de desespero dos filhos
    penso e repenso
    ainda é uma duvida que paira sobre a minha cabeça
    "nao sei não sei
    não sei se fico ou passo"

    ,,,
    Eloyna Lee

    ResponderExcluir
  30. o sentimento materno mora dentro de mim
    mas qndo eu vejo a minha familía despedaçada
    pais separados e em briga constantemente
    onde eleva o sentimento de desespero dos filhos
    penso e repenso
    ainda é uma duvida que paira sobre a minha cabeça
    "nao sei não sei
    não sei se fico ou passo"

    ,,,
    Eloyna Lee

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. eu acho que voce está certa. Ter filho reqer muotas responsabilidades... por causa de pessoas que simplesmente colocam crianças no ,mundo e não cuidam delas do jeito que tem que ser, que talvez o mundo esteja cojmo está...

    quero muito ser mãe... um dia, que não é tão agora! MAs sei que nesse dia,eu vou estar muito bem preparada para isso!

    Há pessoas que nunca se sentirão preeparadas para isso... e tem que se respeitar suas vontades e opiniões!

    bjao

    ResponderExcluir
  33. Sim, concordo com você.
    Somos muito julgados e cobrados pela sociedade.
    Parece que existe uma regra para a felicidade: casar, ter filhos, largar o emprego, morrer feliz num asilo.
    Por favor! Menos hipocrisia, né!
    Cada um escolhe o que acha melhor para sua vida. Não é porque todos estão pulando alegres de um precipício que você tem que fazer isso (não que um filho seja um precipício, claro).
    Eu acho um absurdo que todos nos julguem por fazermos algo diferente. Se você não quer casar, não case e seja feliz!
    Não quer ter filhos? Não tenha!
    Cada um decide o que é melhor para si e os outros deviam MESMO parar de criticar.
    A vida é feita de escolhas e cada um faz as suas próprias.

    ResponderExcluir
  34. Acho que cada um é cada um e pronto. O fato de ser mulher diz que vc tem a capacidade de gerar filhos e ñ que vc vai QUERER gerar filhos. Eu quero casar, quero ter uma casa grande e um labrador no quintal. E quero muito, mas muito mesmo ser mãe um dia, ter no mínimo uma filha pra estressar a vida...rsrs
    Mas respeito absolutamente quem ñ tem essa vontade. Se ñ tem gosto nenhum pela meternidade, pra quê vai por uma criança no mundo? Pra se irritar 5 vezes mais que as outras mulheres com os estágios da gravidez? Pra ter depressão pós-parto ou algo do gênero? Vc ñ é nenhuma criminosa, é só alguém qeu ñ quer ser mãe, que mal há nisso?
    O povo gosta de fofocar mesmo...:P

    ResponderExcluir
  35. Eu tb não tenho a mínima vontade de ter um filho... Não sei se futuramente vai continuar sendo assim ou não... Ou se adotarei um ou não... Mas só acho que hj em dia o melhor a fazer é msm adotar, afinal de contas existem cada vez mais crianças abandonadas no mundo e a população não pára de crescer, oq faz com q recursos naturais vão desaparecendo... Enfim... Vou parando por aqui...

    Bjus e boa semana!

    ResponderExcluir
  36. As pessoas já fazem esse tipo de cobrança meio que automaticamente. É te ver passando de uma certa idade, ou ver que vc tá com alguém (e quando não, lá vem mais encheção de saco), ou as duas coisas... e eis que vem a questão: cadê o filho?
    As pessoas cobram, sem direito nenhum de cobrar, e ainda criticam uma opinião que é tão particular e de direito seu.
    Eu acho que cada um tem o direito de fazer o que quiser com sua própria vida (desde que não prejudique a alheia) e respeitar suas vontades; não encarar a gravidez como uma obrigação, algo que, num certo momento, será necessário, por exemplo. Afinal, é uma responsabilidade pro resto da tua vida. É colocar no mundo alguém que tu não sabe como vai ser (a curto e, principalmente, a longo prazo)... Ter filho é arriscar, e pra isso, tem que se estar disposta e preparada psicologicamente, não só a mãe, como o cara tbm. O que eu vejo hoje em dia, é o povo brincando de fazer filho, tendo filho loucamente, e tá nem aí. Pena das crianças, e dos possíveis adultos de serão.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  37. Rá!
    Aí é que tá!
    Você pagaria seu crime hediondo no inferno se tivesse um filho sem querer, se não o tratasse com toda atenção e carinho que um filho requer.
    Eu vira e mexe me pego pensando em não ter filho, mas não, não é por conta da superlotação do mundo, apenas pela minha comodidade, sabe? Ter que cuidar de mim e ponto final.
    Mas é virando e mexendo... no fundo eu sei que um dia vou estar sofrendo de dor numa sala de parto.

    Enfim, viver à sua maneira é o que há! E se sua maneira é sem filhos, que assim seja!

    ResponderExcluir
  38. Ainda não sei se quero ter um filho. De toda forma, sempre questionei muito a recusa das pessoas que "adooooooram" crianças e "nasceram para serem pais" em adotar órfãos. O negócio é bem complexo mesmo e beira a obsessão com o "sangue do meu sangue". Acho triste.

    ResponderExcluir
  39. Gosto das suas opiniões sempre fortes e bem embasadas na sua própria verdade.
    Cada um que cuide da sua vida da forma que desejar.
    MAs a sociedade meio que nos impõe isso de perpetuar a espécie.
    É algo meio incosnciente, tenha paciência com essa gente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. É o mesmo que:

    Com 25 anos, e ainda solteiro? Isso me mataaaa!

    Assino em baixo do seu desabafo!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  41. *clap clap clap*
    amei e concordo, não quero ter filhos, vejo isso pelas noites que minha mãe fica sem dormir, não, definitivamente não possuo a minima vontade.
    ]está de parabens :)

    beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  42. Entendo seu desabafo. Na minha opinião, se você não quer ter filhos, não tenha mesmo. Tá cheio de mãe desnaturada por aí... é melhor não ter filhos do que ter para não saber criá-los ou maltratá-los.
    Quanto é que essa gente (que reclama por você dizer que não quer ter filhos) vai entender que as pessoas não têm que fazer tudo igual?

    Valeu.

    ResponderExcluir
  43. Relendo seu post atual...não resistí .... o título é Pq precisamos ter um filho?
    Bom, eu nem havia pensado.. ehehe mas se nós nos amamos, e for vontade comum.. eu topo!
    Huahuaa... agora falando mais sério, estes dias me deu uma sensação.. uma vontade... forte e firme de CASAR..e quem sabe, ter uma filha! Será? To ficando velho... primeiro tenho q encontrar alguem q me ame.. ehehe mas será q não passei do prazo?

    Bjoooo minha amiga tão querida e preciosa!^^

    ResponderExcluir
  44. eu vou preferir ter um cachorrinho... pq ele só dura uns 13 anos... filhos duram mais de 80. afff

    ResponderExcluir
  45. muito bom seu post...
    eu sofro desse mesmo 'preconceito que tu"
    naum quero ter filhos, não saberia educá-los, cuidar, assumo ser egoísta...
    entre tantas coisas, prefiro ajudar algumas ong que ajuda criancas...

    ResponderExcluir
  46. Quando eu era um pouquinho mais nova, na fase da adolescência mesmo, tudo o que eu menos queria era casar e ter filhos. E se tivesse filho seria um adotado, mesmo que fosse pra eu cuidar sozinha.

    Agora eu já penso de forma diferente em alguns pontos, mas não é por causa disso que vou chegar e dizer: "Você é insensível. Precisa ter um filho."
    Cara, odeio quem chega e diz que a mulher só se completa quando tem um bebê, afinal, essa é nossa missão.

    Então porque ninguém implica quando um homem simplesmente decide que não quer ser pai?
    Caraca, isso me irrita muito.

    Defendo a maternidade, defendo a adoção e defendo quem quer ter bichinhos de estimação no lugar de crianças.
    Admito que sou dessas pessoas que ficam indignadas quando vejo alguém gastando rios de dinheiro com um bichinho, mas nunca me atreveria a chegar e falar tudo o que eu penso pra pessoa, até porque não é meu dinheiro e não é a minha vida.

    Acho um saco o fato da maioria das pessoas simplesmente não respeitarem as opiniões e vontades alheias.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  47. Definitivamente eu hei de ter filhos, a sindrome de filha única nem me permite pensar o contrário, quero ser mãe, quero bagunça em casa, separar brigas e acalmar choros, muita vontade tenho de ensinar, de moldar alguém ser for possível, a minha vontade. Engraçado que vejo-me mais neste papel do que no de esposa, mas soh o tempo poderá dizer.

    PS: Amoooooooo animais, mas ele vivem muito pouco! :D

    ResponderExcluir
  48. eu sonho com a maternidade, mas realmente tem que ter condições financeiras e psicologicas pra isso, e eu não as tenho ;x
    ieoawheioheaw

    e to nova ainda [suponho eu] então melhor esperar, se a vontade continuar, ótimo, mas se não eu me junto a você e criamos cachorros
    =D
    ;***

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Oi Dama,fiquei mesmo feliz por conseguir fazê-la por um bocadinho rir.
    Esses escritos malucos que eu faço são mesmo para isso,que alguém desse lado ria muito.
    No fim de contas é uma das formas de dizer-mos que gostamos das pessoas e que são importantes para nós
    Um beijo repenicado e claro aquele abraço do tamanho do mundo

    ResponderExcluir
  51. Tem selinho pra ti la no meu blog flor!


    Beijo

    ResponderExcluir
  52. Tenho uma irmã adotada... e tudo é lindo.
    Vou te falar que quero ser pai, mas a opiniào, a vontade, de ter ou não é total da pessoa.
    E como tudo, quem não respeita a opinião alheia sim merece arder no mármore.

    ResponderExcluir
  53. só pra avisar: tem selinho pra vc lá no meu blog!

    ResponderExcluir
  54. É impressionante como tem gente que se preocupa com isso e de maneira até inconveniente.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  55. É isso aí, cada um sabe de si, ainda mais qd o assunto inclui uma criança, filho é para vida toda e não um período de experiência.Qt a adoção, falo de carteirinha, é uma ótima opção!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  56. Embora não esteja escrito que toda mulher deve ter filho, eu ainda me assusto com as que encontro pelo caminho e que me dizem não ter essa vontade ou, inclusive, ter já tomado a decisão de que não terão. Ainda acho que muitas só falam da boca pra fora, mas sei que tem as que não querem mesmo.
    Procuro respeitar, claro, cada um faz o que quer com sua vida, ainda mais quando é assumir essa responsabilidade de criar ums er humano.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  57. Concordo na integra contigo, há realmente demasiadas pessoas a falar da vida dos outros, de que devem ou nao fazer da sua vida, como a devem viver, recriminando opções como esta q focas... somos todos diferentes, mas as pessoas insistem em obrigar os outros a seguir com as regras da manada, ás vezes nem são pessoas que acarretam regras civicas básicas, mas gostam mto de apontar o dedo e exigem que os outros tenham ideias preconcebidas, e quem n faz assim ou assado fica a parecer anormal, mas pro favorrrr... enfim, acho muito bem que assumas a tua posição, e não tens nada q te sentir culpada, vive e sê feliz da maneira que melhor achares... eu digo mais, se mais pessoas encarassem essa realidade como tu, menos crianças viveriam tao infelizes, pq convenhamos, tem gente q só tem filho mesmo pq chegou o tempo, pq tem q agradar o marido, pq é suposto, pq é isso q esperam dela, sei lá q mais!... dassssssss! Somos donas da nossa vida, do nosso corpo e das nossas escolhas, e n temos q dar explicações, quem quer ter filhos q os tenha e pronto ta tdo dito, beijo.

    ResponderExcluir
  58. eu sou totalmente ambígua em relação a isso.
    porque sempre quis ser mãe mais do que tudo na vida mas, nos últimos tempos, confesso, venho repensando esse desejo todo.
    eu tenho vontade de ter filho mas inserido dentro de um contexto familiar, com um cara me dando apoio e acordando tbm de vez em quando na madruga pq o rebento tá chorando.
    se for prá ser só eu, euzinha, hmmm... repasso!

    beijos querida
    stay gorgeous :)

    ResponderExcluir
  59. eu preciso ter um filho porque realmente quero, além de ser mãe, gerar um filho. Mas se não tivesse essa vontade, e daí que não tivesse? Cada um com suas metas...

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  60. Parabéns pelo Blog e CONTEÚDO em todos os sentidos!!! O importante é ser feliz e isso, só cada um de nós pode definir! Grande abraço e quando tiver um tempinho passe lá no meu blog! Ah, e ja vou linkar o seu lá!

    ResponderExcluir
  61. Eu acho isso tudo bem complicado,s e quer saber... Filhos eu quero ter, mas só se eu tiver condições financeiras, porque parir para deixar a creche e a televisão educarem eu não quero, não... E sinceramente, tia nenhyuma tem nada a ver com isso, o mundo já anda tão cheio, pra que colocar mais um? Ou mais cinco, como quer um amigo meu?

    ResponderExcluir
  62. Esse com todo certeza é um tema muito polemico e gera controversias. Eu não quero ter filhos e por isso ja fui alvo de muitas criticas.
    Acho que o mundo já tem muita gente e também quero viver minha vida, acho que se tivesse um filho pelo menos agora seria uma puta sacanagem comigo e com ele. é melhor ser sincera do que gerar um ser humano para ser mal criadoo.

    ResponderExcluir
  63. Respeito muuito sua opinião, embora ache quase rao alguem hoje em dia nao querer ter filhos, e mais raro ainda pessoas que entendam isto. eu mesma MORRO de vontade de ter uns 8, mesmo não tendo a minima paciencia com crianças!
    (contraditório não?!)
    No mais, a vida é tua.. se prefere animais, crie animais oras!
    Agora, realmente, comparar criança com animal é burrice demais..!

    beeijos

    ResponderExcluir
  64. "Quem sabe se um dia eu mudar de idéia, tenha um filho, mas um filho de alma, adotado, para diminuir o quantidade de abandonados..."

    como isto é tão verdade.. -.-

    ResponderExcluir
  65. Embora não pense da mesma forma, respeito - e muito - a sua opinião. ;)

    ResponderExcluir
  66. Ulala... me vi no teu texto... :-)

    Estou casada a quinze anos e estou muito bem sem filhos... rs

    Meu marido, graças a Deus, tbm não faz nenhuma questão de te-los... mas já as pessoas... aff, tem momentos que só sendo grossa pra se livrar da encheção de saco... rs

    Mandou bem demais!!! como sempre...

    Beijo e mais beijos...

    Ps: Tbm tenho cães... ;-)

    ResponderExcluir
  67. Eu sou louuuuuuuca pra ser mãe. Mas a maternidade é uma responsabilidade e requer muita dedicação. Então, apesar do meu sonho, não fico escandalizada quando alguém diz que não tem vontade de ter filhos. Afinal, melhor não tê-los que ser uma mãe omissa com seu compromisso.

    ResponderExcluir
  68. Sempre leio seu blog, mas é a primeira vez que comento.
    E concordo em 110% com tudo o que você disse nesse post, e afirmo que tenho a mesma opinião.
    Essa cobrança realmente é um grande pé no saco!

    ResponderExcluir
  69. OI QUERIDA.... REALMENTE IRRITA ESSE POVO.... ANTES DE EU ME CASAR O POVO PARECE QUE JÁ ESPERAVA UMA GRAVIDEZ... E FAZ 3 ANOS QUE AS PESSOAS NÃO ME PARAM DE PERGUNTAR ISSO!
    POIS BEM EU AMO CRIANÇAS DE PAIXÃO, TENHO MAIOR JEITO COM ELAS E SEI CUIDAR POIS TIVE 2 IRMÃOS MAIS NOVOS E 1 SOBRINHO.... MAS NO MOMENTO EU NÃO PENSO NISSO! SERÁ QUE DÁ PRA ELES ME RESPEITAREM?
    TENHO 10 CACHORROS! SIM 10.... NÃO É FÁCIL CUIDAR DOS 10... IMAGINA SE EU ARRUMAR 1 FILHO! NÃO, EU NÃO VOU DAR MEUS CACHORROS PORQUE ARRUMEI UM FILHO! O QUE TODO MUNDO ME DIZ PRA FAZER....CADA COISA NÉ?
    POIS BEM NO MOMENTO TB NÃO ME INTERESSO EM TER FILHOS, E QUANDO TIVER, EU DESEJO MUITO QUE SEJA ADOTADO.... PORQUE EU ACHO QUE NÃO PRECISA SER BIOLÓGICO.... VOU AMAR DO MESMO JEITO... SOU ORFÃ DESDE OS 10 ANOS E SEI O QUE UMA CRIANÇA ORFÃ SOFRE.... OUTRA COISA QUE TODO MUNDO VEM QUERER DIZER: FILHO ADOTADO DÁ PROBLEMA! PUTZ SERÁ QUE ELES NÃO PERCEBERAM QUE EU SOU ORFÃ E NÃO DOU PROBLEMAS??????
    NOSSA É CADA UMA... O POVO ADORA PALPITAR NA VIDA DOS OUTROS.... MAS COMO ALGUNS DIZEM: CADUMCADUM....KKKKK
    GOSTEI DE VC FLORZINHA!
    BEIJOKAS

    ResponderExcluir
  70. Dama, eu contribuí para diminuir a superpopulação, eu adotei três filhos lindos, tesouros da minha vida!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html