domingo, 13 de novembro de 2011

Retomando a vida de onde parou...


Finalmente um post no domingo. Adoro postar aos domingos, mesmo que não tenha mais essa obrigação imposta por mim mesma.

Tenho me sentido estranha nesses últimos dias. Uma espécie de ressaca moral, misturada com uma leve deprê. É estranho quando nossa vida vai indo na rotina normal, com os problemas normais e de repente acontece um monte de coisa ruim e a gente deixa de se preocupar com os problemas quase que permanentes da nossa vida, para tipo entrar numa guerra contra as situações novas e difíceis que apareceram.

Mas depois que a gente resolve, se dá conta de que voltamos ao lugar que paramos, não andamos, não resolvemos o que a gente ia resolver antes de tudo virar de perna pro ar. Aí é que bate um sentimento estranho. Porque a gente tá saíndo de uma fase difícil, e entrando numa mais calma, era para a gente está muito feliz por ter resolvido tudo! Mas a sensação que fica é que voltamos para a batalha que foi paralisada. Voltamos para a velha guerra de sempre, para as velhas questões de sempre, para os velhos medos de sempre. Mesmo que isso tenha um lado muito bom, que é ir retornando à tranquilidade.

Daí é que vem o desânimo. A sensação de que perdemos tempo, ou o fio da meada. Acho mais que a impressão maior é que perdemos o fio da meada, não sabemos bem de que ponto retomar tudo. Era como se a gente viesse correndo numa boa, de repente levamos um tombo, todos te ultrapassaram e a gente tem que voltar a correr, tentar recuperar a nossa posição com a perna doendo pelo tombo.

Não, gente, não quero os problemas de antes de volta, estou realmente satisfeita por estar resolvendo as questões urgentes. Mas a mente humana é tão estranha, por mais que a gente se conheça, sempre nos deparamos com sentimentos inexplicáveis, questões sem muito sentido lógico e que nos incomodam tanto.

Quando faço analogias e posts como esse, sempre tenho a impressão que ninguém vai entender nada, mas sempre muitos entendem. Então minha esperança dessa vez é que leiam o texto mais com o sentimento e menos com a razão. Porque de racional, isso que expus não tem absolutamente nada...

20 comentários:

  1. Cris....
    Sentes alivio por resolver seus problemas, é como se não precisasse mais exigir de si, falta algo, sabes que tem a fortaleza, e que se deparou com essa mulher frágil porem forte, e agora após os problemas resolvidos, a serenidade nos deixa a mercê de uma saudade absurda daquela nossa fortaleza! Sim, porque encontramps as forças dentro de nós, porém missão cumprida, fica a sensação de que tem muito ainda a reealizar!
    Sabe-se enfim que és forte!!! E que por Deus, com Ele enfrentou tudo! Chorando, mas sem desistir!!!
    E que venham sim, novos desafios para exercitar essa mulher de fibra, mas não os sofrimentos e tribulações!
    Beijo bom domingo!!

    ResponderExcluir
  2. Faz tanto tempo que eu não comento e até mesmo, leio o seu blog!
    Algo mudou, ao menos neste post em relação ao que eu me acostumei a ler no final da década passada e eu não sei bem o que é! Ando meio parecido, em relação ao fio da meada. No começo sentia mta angústia por não me entender e por nem saber ao certo qdo td mudou que eu nem cheguei a perceber. Hj bate ansiedade mas tb tem uma coisa de aceitação pra ver por onde a vida vai caminhar. Não sei se entendi bem, mas acabou me fazendo refletir aqui... enfim, que Você tenha uma boa semana e esteja bem!!! =]

    ResponderExcluir
  3. Aninha - Vc tem razão! Talvez o que a gente fique sentindo falta é da força que aparece quando precisamos resolver problemas urgentes e difíceis.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. É tão difícil tentar compreender o incompreensível, é tão difícil impor a razão sobre a emoção, e muitas vezes, nos vemos obrigados a fazê-lo só para adiar uma "depressão", mas nos esquecemos de que se não sofrermos e chorarmos na hora, deixar para mais tarde é pior, pois o sofrimento vem com juros e correção. A nossa vida tem 4 estações: O inverno das derrotas, o outono das decepções, a primavera de recomeço e o verão de vitórias e superação. Acredito que os maiores desafios só vem para os maiores vencedores, e esses problemas todos que vc enfrentou só te fizeram mais forte e só te fizeram uma pessoa melhor, uma Dama de Cinzas que vira Dama de Ferro quando enfrenta os problemas e retorna da batalha com a vitória na mão e fazendo belas reflexões como esta.


    VIDA LONGA À DAMA DE CINZAS!!!

    Abração do Viny - http://imthisway.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Entendo perfeitamente o que você quer dizer. De repente conseguimos equacionar alguns problemas, mas ainda sentimos o abatimento se instalar sobre nós porque a vida é uma eterna e contínua luta - precisamos matar os tais leões todos os dias. O que queria era uma paz a longo prazo, sem tantos sobressaltos - mas a vida não dá trégua, não é mesmo?rs
    Linda semana. Beijooos.

    ResponderExcluir
  6. Entendo esse sentimento... ando me sentindo assim tbm... a impressão que eu parei de resolver as coisas normais do dia a dia para resolver uma porrada de coisa nova... e agora não sei mais como resolver as coisas de antes.

    Estranho que parece que a gente derrotou um dragão... mas agora não consegue matar as baratinhas (apesar de que eu sei que vc prefere matar milhares de dragões a te que encarar uma barata).

    Mas no fim isso é normal, tem que ser rs. E aos poucos a gente vai retomando, né? Talvez postar no domingo seja uma retomada, mesmo que vc não tenha mais aquela obrigação imposta por vc mesma.

    O que me dá medo quando eu tô saindo de uma turbulência e entrado numa calmaria é que parece que a turbulência me dava a sensação de que eu estava viva... aí... pra me sentir novamente vida... eu me meto em turbulências de novo. Se eu conseguisse curtir a calmaria.

    Uma vez uma amiga me disse quando eu tava passando por alguns problemas... "vc percebe que tava tudo bem na sua vida e vc que foi atrás dessa confusão toda?"

    Se alguém perguntasse qual o meu maior defeito, hoje em dia eu diria que é não saber aproveitar a tranquilidade. Eu queria entender que tranquilidade não é necessariamente sinônimo de monotonia.

    Acho que vc tbm não vai entender nada desse comentário... mas como vc disse... o post não é racional, então os comentários não precisam ser.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  7. Olha Cris...nao sei nem como você conseguiu fazer um post sobre isso, porque quando esses sentimentos resolvem aparecer é duro conseguir falar sobre, quanto mais escrever...
    Força amiga!!!!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu entendo perfeitamente o que vc está sentindo. Para variar, nossas semelhanças inexplicáveis.

    ResponderExcluir
  9. "Quando faço analogias e posts como esse, sempre tenho a impressão que ninguém vai entender nada, mas sempre muitos entendem."

    É claro que as pessoas entendem... e sabe por quê? Porque você relatou coisas que todos nós vivemos. Conflitos que não são só seus... todos passamos por essas coisas!!!

    Que bom que maré resolveu abaixar um pouco. Os problemas do dia-a-dia já estamos calejadas e conseguimos lidar com mais facilidade!!!

    Beijoookas.

    ResponderExcluir
  10. É como se agente tivesse acostumado-se aos problemas, como se eles preenchessem um vazio dentro de nós, mas é tudo piscológico. Temos que pensar no que fazer daqui para frente. lugares para ir, pessoas à conhecer...

    ResponderExcluir
  11. Buenas!

    Sei exatamente o que estás sentindo, pois estou passando por uma situação que parece-me é semelhante, só que no meu caso poderia dizer que ficou um vazio, de forças, de fé, de esperança, e que esse vazio vai tomar conta..sei lá...mais ou menos isso, sentimentos são difíceis de explicar.
    Bom começo de semana pra ti...beijo

    ResponderExcluir
  12. As vezes passamos tanto tempo na batalha que acabamos nos acostumando com ela, e quando ela acaba fica aquele sentimento de vazio. Isso as vezes assusta um pouco a gente. O silencio assusta um pouco, mas com o tempo a gente se acostuma com ele e tudo volta ao normal. somos assim, uma variante de sentimentos. Ja passei por isso varias vezes, sei como é mas vai dar tudo certo, um abração bem fortão . Lembre-se: Se chegamos ate aqui, é por que podemos conseguir :p

    ResponderExcluir
  13. Entendi super bem o que você fala,por que tbém ando de repente no olho do furacão. A vida andava no seu ritmo normal, assim do nada algo estourou e me vejo emaranhada em situações que ainda não tive tempo de parar e assimilar bem mesmo. Tô resolvendo primeiro, depois vou sentar e deixar cair a ficha. Mas qdo isso acontece sempre analiso como aquele tornado que surge do nada, é cíclico e vai passar, depois é ver como juntar os cacos. De tempos em tempos ele aparece para fazer uma "faxina",sabe?
    Que bom que a vida estava voltando ao seu ritmo normal.
    Bjos Flor!
    Tamos aí, tá? Qquer coisa grita,viu?
    Fè e força!

    ResponderExcluir
  14. Sabe o que é Dama, é que o que não é conhecido é medonho! Quando surge um problema voltamos todo nosso ser para resolver e depois dá aquela calmaria e a falsa ideia que nao damos conta de mais nada! O que nao é verdade! Jaja passa essa fase e tudo fica bem de novo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Dama,
    você explica bem os sentimentos. Tem algo de bom, sabe o que está sentindo. Porém o saber, não resolve o problema.

    Quem já não teve a impressão de perder o " fio da meada" ?

    Eu perco o fio toda hora. Na verdade, estou tentando achar a ponta.

    Quando eu penso que encontrei, perco de novo. E assim vai.

    bj e boa semana !

    ResponderExcluir
  16. Gostei do que disse a Aninha... talvez a gente sinta falta mesmo é da força que aparece quando precisamos resolver problemas urgente e difíceis.

    Experiência própria: nunca sabemos o quão fortes somos, até que tudo vire do avesso e temos como única alternativa enfrentar e fim, sem procrastinações...

    ResponderExcluir
  17. Terminei de ler um livro muito bom, chamado o Túnel do Ernesto Sábato (acho que irias gostar). E, em uma parte, o personagem principal menciona uma situação impressionante. Buenos Aires foi escolhida por vários sobreviventes do Holocausto (e por alguns nazistas também) como local para recomeçar a vida.
    De princípio, esses indivíduos ficavam absolutamente feliz de terem um emprego qualquer, uma casa qualquer, mas, com o passar do tempo, voltam a agir como, bem como humanos: querendo mais, insatisfeitos. Somos assim mesmo, não?
    Beijo,

    ResponderExcluir
  18. Sentimentos estranhos, irracionais, inexplicáveis, ilógicos...

    Vai entender a nossa massa encefálica! Vai entender a nossa alma mais profunda!

    Às vezes, prefiro não saber a respeito das minhas eloquências... Faz eu piorar... E, sei que irá passar... Mas, se ocorrer o inverso, eu sei como fazer tudo voltar ao normal: "eu explodo!"

    Entendo perfeitamente o que vc sente!

    Mas, espero que esse rebuliço todo, passe! E, de alguma forma, traga-nos alguma lição!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  19. Sei lá, a vida é realmente assim!
    Às vezes me sinto assim també, são tantas coisas pra se fazerem, soluções rápidas pra se encontrar e o desânimo se torna maior devido a tantos problemas acumularem e o fio da meada parece se perder, mas de repente como num estalo e a gente percebe que tem que seguir adiante
    e ultrapassar antes que sejamos ultrapassados por eles.

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html