sexta-feira, 30 de setembro de 2011

As minhas fobias...


Volta e meia toco nesse assunto nos meus posts. Que tenho várias fobias idiotas que me incomodam bastante. A fobia por si só já é algo muito ridículo, porque racionalmente sabemos que não tem motivo para a gente temer exageradamente aquilo, mas emocionalmente ficamos totalmente descontrolados. No geral, tendo a enfrentar minhas fobias, mas muitas vezes falho e recuo na última hora.

Vou listar aqui algumas das minhas tolas, mas não menos angustiantes fobias:

- Fobia de me perder num lugar desconhecido - Bem essa todos já sabem, porque comentei no post que fiz da minha viagem à Paraty. O que as pessoas não sabem é que tenho medo de me perder em qualquer lugar que nunca tenha ido, pode ser num bairro aqui dentro da minha cidade mesmo. Só de pensar em ir num lugar que não conheço o coração já dispara e eu fico morta de ódio de mim mesma, porque sei que se me perder, vou perguntar e acabar achando o caminho, mas mesmo assim lá vou eu suando, descontrolada. Essa fobia me atrapalha bastante em viagens a passeio.

- Fobia de insetos - Todos, de qualquer natureza. Por isso odeio roça, mato, fazenda, qualquer coisa assim. Do mosquito a aranha, da barata a lacraia, tudo que me lembre esses seres, saí dos cantinhos e não é mamífero, para mim é inseto. Portanto alguns que listei aí não são insetos, mas estão no mesmo patamar. Se encontro algum dentro do meu apartamento fico descontrolada achando que ele tá todo infestado de insetos. Se entrar qualquer inseto voando dentro do meu apartamento, não sossego enquanto não matar, pode ser o mais inofensivo, aquilo me descontrola completamente. Nessa classe de bichos rastejantes, só não tenho medo de lagartixa, porque ela come insetos... rs.

- Fobia de dirigir - Total e absoluta! Não sei se começou depois que acabei com a traseira de um taxi parado, ou se já era assim antes. A verdade é que se entrar num carro para dirigir, a impressão que tenho é que vou sair do meu corpo. Se passar um ônibus do meu lado, perco o controle e já aconteceu de encostar, fechar o carro na rua e voltar de ônibus.

- Fobia de falar em público - Essa me fez desistir de Letras na universidade. Porque toda hora tinha um trabalho para apresentar e quanto mais apresentava os trabalhos, pior me sentia. Meu rosto esquenta, meu coração dispara, parece que tiram meu chão. No entanto se for para dançar para uma platéia, ou representar uma personagem para muita gente, ou gravar um vídeo, ou qualquer coisa que não seja uma oratória para um público, faço tranquilamente e gosto. Até tenho vontade de ser atriz... rs.

- Fobia de envelhecer - Não sei se pode ser classificada como uma fobia, mas esse sentimento me incomoda como um grande medo. Tenho pânico da velhice e de tudo que vem com ela, rugas e flacidez, doenças, limitações de movimento, abandono e falta de respeito. Os ocidentais desprezam completamente a pessoa idosa, é como algo que quebrou e não tem mais utilidade. Então velhice para mim representa ser encostada, ser preterida, se esquecida. Mesmo que nada disse aconteça quando ficar velha, a sensação persiste e me tortura como um medo irracional.

Bem, tenho outras fobias, que ficarão para um próximo post. Algumas dessas fobias atrapalham minha vida, outras nem tanto. O que mais me deixa com ódio de mim, é que coisas que deixam outras pessoas com medo, eu não tenho. Hospital não tenho medo, de sangue, de fazer cirurgia não muito, de avião não tenho. Adoro viajar de avião, não tenho medo de morrer, não temo elevador, não tenho medo de uma série de coisas que a maioria teme. No entanto tenho esse medos tolos. Queria muito que medo fosse algo puramente racional, mas nem sempre é.

E você? Tem alguma fobia? Conta aí!

38 comentários:

  1. Um GPS resolveria essa fobia de se perder, heheheh. Gracinhas à parte, fobias são um assunto sério e um pouco misterioso mesmo para a psicologia, já que raramente temos realmente medo do que nos amedronta e sim do que ele representa. É por isso que as tentativas de "explicar" a origem das fobias e o momento exato em que elas iniciaram são geralmente inúteis. Existem aquelas técnicas de dessensibilização, mas imagino o quão doloroso deve ser submeter-se a elas; creio que o melhor é aceitar nossas fobias e conviver com elas, afinal, com certeza, temos coragem para coisas que outras pessoas não ousariam pensar.
    Eu tenho fobias sim, de cachorros e animais em geral e de carros grandes, como ônibus e caminhões, e não tenho idéia de como começaram. Procuro deixá-las lá, avisando aos amigos que tem cachorros para predê-los quando vou visitá-los e só atravessar a rua no sinal verde, assim consigo viver em paz.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Tenho fobia, medo, pânico mesmo de chuva! =(
    Principalmente se tiver um ventinho junto...quer me ver desesperada? Tarde de verão, céu ficando escuro...:S
    Perco o raciocínio, choro, tremo dos pés a cabeça! =(

    ResponderExcluir
  3. Dama,

    fobia = medo ?
    Quem não tem ?
    Alguns em dose menor, outros em dose maior. Acho que sofremos mais pelo que imaginamos do que pelo que vivemos.

    Mas vamos lá :
    Eu tenho fobia de altura. Não ando em roda gigante e nem em montanha-russa.
    Tenho um PAVOR irracional de barata. Quase me atirei da janela uma vez por causa de uma " voadora".

    Detestava dirigir. Quando dirigia para longe, ficava com as pernas doendo.

    Mas, enfim, só superamos a tal " fobia" , enfrentando.

    Dizem que falar em público é a fobia de todos. Não tenho o menor medo de enfrentar platéias. Faço palestras. Dou aulas. Faço reportagem e tudo muito bem ( metida..rsrsr ).

    Porém, Dama, incrivelmente, tenho problemas de comunicação com uma pessoa só. Chefes. Amigas, colegas...e principalmente com os homens que passaram pela minha vida ! Terrível. Conviver é terrível.rsrsrsr
    Acredito que estou com " fobia" de convivência...kkkkk

    Um dia, Dama, você vai descobrir que é mais fácil falar pra VÁRIAS pessoas do que para uma pessoa só.

    Grande beijo e excelente final de semana !

    ResponderExcluir
  4. Sou aracnofóbico plenamente diagnosticado por psiquiatras. E o que há de mais estúpido nisso é ter a plena consciência que um monte de aranhas são completamente inofensivas, mas, MESMO ASSIM, eu não consigo me controlar! Eu não consigo correr, não consigo matar, não consigo me defender, mal consigo pedir ajuda e ainda assim é bem baixinho. O terror é tão grande que, mesmo depois que o episódio se resolveu, isso acaba com o meu dia: eu fico tenso, lerdo, com as pernas instáveis, dores nos músculos, dor de cabeça... parece que eu sofri um acidente, recebi uma notícia trágica.

    Fobias são tão destrutivas que deviam ser tratadas mais seriamente pelas pessoas, que muitas vezes riem desses medos incontroláveis, julgando-os cômicos. =(

    ResponderExcluir
  5. Celamar - Já eu sou boa com grupos pequenos ou mesmo uma pessoa. Para grupos pequenos consigo falar bem, não tem problema com chefia, nem autoridade. Meu problema mesmo é quando junta uma platéia e eu tenho que discursar sobre um tema. Affe!

    Acho que nunca vou me sentir confortável falando para muita gente. Já dançando. Hoje mesmo dancei dentro do salão, cheio, todo mundo olhando, rindo e ainda teve aplausos no final. Queria mesmo saber o que pega quando é para apresentar um assunto para um grande número de pessoas...

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente paraliso em apresentações. No meu TCC, tive que recomeçar a minha parte porque simplesmente não conseguia falar uma frase que fizesse sentido. A perna fica tão bamba que preciso me sentar o mais rápido possível.
    Também tenho pavor de ser assaltada ou coisa pior. É só algum "suspeito" andar mais próximo de mim, que as forças das pernas vão embora e o coração dispara.

    Outra coisa que eu também não posso nem pensar muito é sobre altura. Sabe aquelas cenas que aparecem na TV do pessoal pulando de paraquedas ou algo equivalente? Me dá uma tontura tremenda. O pior é que vou morar no 15º. É só eu não pensar que estou caindo dessa altura que eu acho que vai ficar tudo bem.

    ResponderExcluir
  7. Dama ... saudades de vc e de vir aqui!
    Eu tive Sindrôme do Pânico e Agorafobia e passeu 4 anos da minha vida trancada no quarto com medo de tudo.
    Posso te dizer que foi a pior fase da minha vida.
    Na época eu trabalhava com a minha telemensagem e tinha também um carro de mensagens ao vivo.
    Eu ia dirigindo, estacionava no local encomendado para a homenagem e soltava o som, pegava o microfone e soltava a minha voz também nas ruas da minha cidade.
    Tudo isso sozinha!
    Era um trabalho lindo e gratificante e isso me tornou conhecida nos quatro cantos.
    Meu carro era todo decorado com anjos e corações e por onde eu passava chamava atenção!

    Larguei tudo!

    Só não fechei minha telemensagem pq meu filho assumiu o telefone.

    Mas vendi o carro da mensagem e abri mão desse serviço.
    Não conseguia dirigir e muito menos falar em público.
    Encerrei minha conta bancária, pq não conseguia entrar em bancos.
    Mercados, Igrejas, festas, qualquer lugar que tivesse aglomerado de pessoas eu fugia.

    Hoje graças a Deus estou curada, mas nunca mais consegui falar em publico e entrar em Bancos.
    Mas creio que um dia isso vai passar!
    Bjokas pra vc.

    ResponderExcluir
  8. oi! Amiga tb tenho muitas fobias...a mais idiota é medo de escada rolante... eu fico dizendo pra mi mesma que vou andar, mas quando chego perto me bate desepero... parece-me um montro terrível que vai engolirmeus pés.... outra é de água, moro de medo de água, tenho medo inclusive de aprender a nadar, acho que não vai adiantar nada.... outro medo é de me engasgar.... vivo me engasgando até com bala.....detesto, por isso nem chupo mais bala pois acho que vou engasgar. Todas são super bobas, mas não deixam de ser fobia.... e eu tb odeio..... tb tenho medo de esportes radicais e brinquedos de parque, tudo o que remete pergigo pra mim, parece que me passa ser muito mais perigoso do que é, água, brinquedos, altura, patins, bicileta, e até virar estrela.... tudo isso o medo me barrou de fazer! kkkkkkkkk a vida continua.... cada uma com as suas maninas e fobias... beijokas e até!

    ResponderExcluir
  9. Tenho duas e enormes. Barata e lugar fechado. Bjo sua linda!

    ResponderExcluir
  10. Ai vc é terrivel kkk, mas compreendo essas fobias, menos de inseto, meu maior medo é velhice e ratos, tenho pavor só de pensar kkk bjo.

    ResponderExcluir
  11. Pimenta! Tenho medo de pimenta! Não gosto, quero distancia... Acho que essa é minha maior fobia!

    ResponderExcluir
  12. Curiosas tuas fobias.

    Eu tenho um certo problema com altura, sabe-se lá porquê. Também não consigo tirar espinho do dedo alheio, quase saio correndo quando me pedem isso (sem mentira). Mas me assusta mesmo, acho, pensar em solidão. Creio que enlouqueceria logo num deserto.

    Ah, mas vamos, quem não é dominado por alguma paranóia, né?

    ResponderExcluir
  13. Oi Dama!
    Caracas...eu também. Não gosto de ir a lugares que não conheço, fico com a sensação de que não vou saber me virar se algo acontecer. Tenho horror a insetos, até mesmo de uma linda borboleta. Adoro ver, mas não quero que chegue perto de mim. Já os insetos menores só de pensar me dá coceira.
    Também não dirijo e tenho fobia de carro em estrada, fico apavorada. Na cidade não muito, mas já desisti de muitas viagens por serem de carro. Vou de õnibus( a base de dramim), de avião...sei lá.
    Da velhice na aparência não tenho fobia, mas sim de ficar velha e sozinha. Como sei que não vou ter ninguém para cuidar de mim na velhice, tenho medo de ficar doente largada num asilo ou num hospital.
    Outro medo que tenho é de ficar sem nenhum dinheiro. Quando vai chegando o fim do mês , onde a conta do banco vai ficando baixinha, fico nervosa economizando em tudo. Tenho sempre que ter uma sobra, ainda que pequena. Fico com medo de precisar e não ter.
    Acho que é só, no momento é o que lembro. Melhor assim.
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho pavor de dirigir, nem ao menos tenho coragem de sentar no banco de um carro e pegar no volante; tenho pavor de barata, de ficar velha, de engordar...tenho também três medos estranhos: de escavadeira, empilhadeiras e árvores (principalmente de noite). Se eu estiver passando embaixo de uma árvore e olhar pra cima, fico apavorada. Não sei por quê. E se for de noite, pior ainda.

    Eu também fico muito angustiada em aeroporto mas já estou me acostumando. Sempre acho que vou me perder, perder o voo, sei lá.

    Bom, que eu lembre, apenas esses ! RS !

    Dama, tu poderia me ajudar ? Eu entro no meu blog e vejo uma mensagem de vírus. Não estou entendendo, o que faço para acabar com isso ? Tu saberia me dizer ? Abraços !

    ResponderExcluir
  15. Acredito que fobia todos temos , algumas um pouco mais outras um piouco menos , mas elas se fazem presente na vida de todos.
    Fobia de bichos de me perder não tenho, a minha fobia mais visivel ultimamente é a de vigaristas rsrsrrs desses tenho medo mesmo rsrrsrs bjs

    ResponderExcluir
  16. Querida, você deve saber que isso tudo é tratável, né? Eu sofri anosssss com Transtorno do Pânico, até encontrar uma médica psiquiatra que me desse segurança suficiente para eu iniciar o tratamento e tomar remédio (uma das minhas grandes fobias era tomar remédio).
    Depois que tomei o primeiro comprimido, a coisa caminhou sozinha. Há muito preconceito irracional em relação ao uso de antidepressivos, mas as pessoas não sabem nem do que se trata. Da mesma maneira que um diabético precisa de insulina, algumas pessoas precisam de remédios que normalizem os neurotransmissores do cérebro. O cérebro é um órgão como outro qualquer, que adoece, mas seus sintomas são psiquicos (emocionais ou comportamentais). Os outros órgãos apresentam sintomas físicos qdo apresentam algum problema, mas o cérebro é diferente, a doença não apareça em RX, exame de sangue, não dá febre, não incha. O que dá são sintomas estranhos como esses seus, de fobia, de compulsão, depressão, entre tantos outros... Busque tratamento! a qualidade de vida melhora muitooooo, eu sou prova disso.

    ResponderExcluir
  17. As fobias fazem parte da rotina de cada um de nós. Muito legal a postagem. Eu por exemplo, tenho fobia se ficar preso ou amarrado.

    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  18. Tenho fobia de multidão que se aglomera em algum lugar, esses roquenrios da vida jamais, sem poltrona e público educado nem pensar.
    No fundo, no fundo tenho fobia de gente.
    beijo

    ResponderExcluir
  19. Tenho fobia de multidão que se aglomera em algum lugar, esses roquenrios da vida jamais, sem poltrona e público educado nem pensar.
    No fundo, no fundo tenho fobia de gente.
    beijo

    ResponderExcluir
  20. Putz! Muitas fobias, não?

    Eu não anda no meio do banco de trás do carro: duas pessoas e eu no 1/2. Simplismente não consigo respirar.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Respondendo ao seu comentário no meu blog: Obrigado pela torcida!! Também tô torcendo pra esse projeto do vídeo sair logo!! rs

    A cada vez que leio um post sobre coisas da mente humana que são inexplicáveis , às vezes, beirando ao ridículo, eu fico ainda mais fascinado com esse verdadeiro universo que temos dentro de nossas cabeças...

    Eu, por exemplo, tenho nojooooooo de anfíbios em geral... E isso piorou quando meu pai inventou de comprar uma sapa pra comer os insetos do jardim... Aff, nunca mais eu pisei lá! ahahaha

    E vc me lembrou de hospital.. Eu não tenho fobia, e sim, aflição de entrar em um. Aquele cheiro típico de hospital é muito estranho e me dá náuseas, fora que não é um ambiente muito agradável de se estar, né?!

    Agora, a minha maior fobia é a de montanha-russa... Não tem quem me faça subir em uma!!! Uma vez eu e as minhas primas combinamos de ir ao Playcenter - no dia do meu aniversário. E elas ficaram um mês me encorajando a ir na tal montanha-russa com elas, mas um dia antes do passeio, eu sonhei que eu estava em uma montanha-russa e ela saía do trilho e todo mundo morria! Nossa, um dos piores pesadelos que já tive... Claro que no outro dia eu nem olhei pras montanhas-russas do parque! kkkk

    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Fobia de meu blog ser exterminado pelo Google!

    Boa semana pra vc!
    Bjsss molhados
    LEO


    Eu que não me sento
    No trono de um apartamento, com a boca escancarada
    Cheia de dentes (na frente do meu Lap)
    Esperando a morte dos blogues chegar...
    E você???

    OPINE no
    seximaginarium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. a minha fobia é ridícula (como acredito q sejam as fobias em geral). Tenho pânico, pavor, de CIGARRA (o inseto)... ao ponto de tremer, chorar... não conseguir entrar no mesmo ambiente q o bichinho...

    ResponderExcluir
  24. Fobias, acredito que uma grande maioria das pessoas têm!

    Dentre essas que você citou, incluo a fobia de falar em públicos... Fico tensa, perco as estribeiras... Apresentei meu Tcc, sozinha!! Olha, só faltou urinas nas calças!!! Foi dificil segurar a onda, mas tudo deu certo!!!

    Podia ter cura né? Ou ao menos, a diminuição desses sintomas...

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. uma coisa q adoro aqui no Japão é que tem trem pra todo lado, pq tb tenho fobia de dirigir. tenho uma história traumática de acidente em família (eu tava dentro do carro)

    ResponderExcluir
  26. Buenas!!

    Eu tenho pânico de lugar fechado, até digo que quando morrer quero ser cremada, pra não ficar presa, embora todo mundo ri disso, já que dizem vou estar morta mesmo e não vou sentir nada rs (vai saber né, nunca morri).
    Fobia de falar em público eu também tinha, mas consegui superar isso, por uma questão de necessidade, justamente porque na faculdade precisava apresentar trabalhos um dia e outro também rs, então aos poucos fui melhorando e hoje acho que me saio razoavelmente bem.

    Beijoo

    ResponderExcluir
  27. Volteeeeei Dama querida..rs.
    Eu ja tinha lido esse teu post quando chegou no meu email, mas nao tinha dado para comentar.
    Esse negocio de fobia é interessante, nos temos consciência de algumas fobias absurdas mas nao conseguimos ter controle sobre elas.
    Lembra que eu fiz um post sobre uma barata na cozinha e o meu escândalo..rs...um horror? Barata...essa definitivamente é a minha!
    Agora essa sua de nao falar em público, uma vez li que esse é um dos maiores medos do ser humano, maior até que a de morrer, você acredita? Por isso essa acho que você pode dar um desconto...rs!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  28. Damaa,

    A fobia de falar em público eu superei uma vez que estava super mal, gripada mesmooo e tinha que apresentar o último trabalho do ano pra ter a nota, primeiro pq eu precisava da nota. Mas sempre q eu vou falar em público o primeiro pensamento q vem é que eu vou errar a palavra. #estranho

    Também não suporto "bichinhos", insentos, rastejantes e até carrapato eu tenho pavor...

    Mas meu maior pavor é de altura de passarela. Antigamente tinhamos muito q atravessar passarela no meio da av brasil, hj nem tanto né.. mas eu tenho super medo, suo frio... é péssimo. Não faço!rsrs

    ResponderExcluir
  29. Nossa eu tenho fobia de largatixa. Não posso ver esse bicho que eu gelo.
    Mas uma fobia que consegui superar foi a de meno de escuro. Agora já consigo dormir com a luz totalmente apagada. Vivaaa!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Então, valorize seus pontos bons e suas faltas de medo para algumas coisas e não esquenta com o resto.
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  31. Ah, e o mais importante: confia em Deus e deixa Ele ir na frente que todos os seus medos desaparecem. Ou, pelo menos, diminuem bastante por saber que tem Alguém com você.
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  32. Ai Dama tenho fobia de altura e de calango!Todos falam que calango é inofensivo que tem medo de mim, mas não sei, sempre acho que ele vai correr atras de mim. Tenho medo também de cair e quebrar os dentes, não sei por, mas as vezes penso nisso e chego a gelar!kkkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Além de cobras e de afogamento, é deixar a vida passar e não viver!

    ResponderExcluir
  34. rsrs, dirigir no Brasil dá medo mesmo, Dama, acho que essa fobia é que me faz tbm ter medo de dirigir aqui, está impregnada em mim.

    Algumas a gente tem que encarar, só assim a gente nota que elas nao sao tao ruins e mortais qt pensávamos. Assim vc vai se livrando delas, p ex., com sua viagem a Paraty, vc ja deu um passo em direcao a cura. Leva tempo, mas vc se livra dela.

    Eu nao tenho mts medos nao, mas acho que nao gosto de lugares fechados e mt pequenos, sinto que fico rapidamente sem ar, mas nao chega a ser fobia, eu acho. Nao gosto de cobra, mas tbm acho que isso mt mulher tem aversao mesmo. De altura, tbm nao, nao gosto porque fico enjoada, meio tonta, mas tbm nao é medo, é só enjoo, a como sou chata!

    ResponderExcluir
  35. A minha maior de todas e vc já sabe, é o medo de morrer! Quando eu penso nisso me dá um gelo e eu já acho logo que chegou minha hora de empacotar... putz!!
    Mas eu também tenho medo de certos bichos, os que me olham nos olhos, ratos e até aranhas que entram nessa categoria igual seus insetos... hehehe!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  36. Oi, Dama!

    Tenho muitas fobias, mas algumas estou controlando : Tenho horror de aparecer em fotos, andar de ônibus ou de avião, chegar na beirada de um precipício.

    Engraçado é que tenho uma facilidade enorme para falar em público, mas isso é devido a minha profissão; professora.

    De bichos, tenho um medo enorme de aranhas e sapos mas não tenho medo de cobras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. As fobias fazem parte da vida, o medo nos torna cautelosos e faz com que tenhamos vontade de superar obstáculos...


    Beautiful Stranger
    strangerbeautiful.blogspot.com

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html