segunda-feira, 12 de abril de 2010

Diferença entre machista e misógino...


Um homem até pode ser machista! É da criação do brasileiro, da nossa cultura predominantemente machista. Mas ser misógino é não gostar do ser feminino, não é sinônimo de homossexualidade, isso tem a ver com aversão pelo jeito que a mulher é. Os misóginos são aqueles caras que enaltecem os homens, se acompanham de homens, mas procuram as mulheres pra transar, já que isso não podem fazer com os homens!

Eu trabalho com um rapaz super machista, e eu ficava sem entender como eu sendo tão feminista conseguia me dar tão bem com ele... Acho ele um fofo! Trocamos confidências, ele adora recorrer a mim pra saber minha opinião sobre tudo, mas também discutimos bastante quando ele vem com as posturas machistas... Então um dia desses conversando com a Jade, ela me deu uma luz nessa questão, dizendo que o tal rapaz poderia ser machista, mas não misógino... Nossa! Todas as minhas fichas caíram na hora! Ele realmente é um cara que ama o ser feminino. Ele gosta de ficar no meio das mulheres conversando e sabendo a opinião delas. Se interessa realmente em saber como a mulher "funciona".

A partir disso eu percebi que o que detesto mesmo é homem misógino, porque ser machista é um ponto de vista, uma forma de encarar o mundo, a gente pode até discordar, como eu que me oponho totalmente, mas não precisamos discriminar a pessoa por conta disso, porque o ser humano é um todo. Já ser misógino é algo que incomoda bastante uma mulher como eu! Porque esses caras vivem falando mal das mulheres, desvalorizando as mulheres, jogando toda a culpa do lado ruim do relacionamento em cima delas, não gostam de estar com mulheres, só apoiam homens e usam a mulher como "saco de esperma" quando sua libido está em alta.

Os homens misóginos casam, mas só conseguem ficar casados com mulheres machistas, que acham natural o homem se colocar numa postura de superioridade! Muitas mulheres hoje em dia já não aceitam mais isso e quando percebem que o cara a desvaloriza como mulher, sai fora rapidinho!

Interessante ressaltar, e a Jade também me ajudou nessa, que alguns misóginos podem ser tornar homossexuais, ou vice-versa, sei lá! Podem ser tão misóginos,que chegam ao ponto de repudiar as mulheres sexualmente, mas isso já beira a uma patologia. No geral o que vemos é que gays adoram o ser feminino e por isso me dou tão bem com eles...

Não existe uma variante feminina para a questão do homem misógino! Não consigo ver mulheres que detestam estar com homens, idolatrando outras mulheres, e usando homem como objeto sexual. Se elas existem, estão bem escondidas, ou são muito poucas. Porque o que vejo são mulheres de reunindo pra se arrumarem para os homens, até pra falar mal de homem, mas com aquele desejo de encontrar um e brigando ferozmente entre elas quando um homem aparece pra ser dividido... rs

Aí podem levantar a questão de que muitas mulheres radicalizam total, vivem falando mal de homens, dizendo que homem é tudo igual, que não prestam, blá blá blá... Mas podem ver que essas que falam mal de homens de uma forma generalizada, são as que mais anseiam em ter um do lado. Muita gente até me acusa de falar mal de homens. Mas se perceberem bem meus textos e até nesse mesmo, vão ver que repudio homens com certas características, isso é uma questão de gosto, de personalidade. Mas não vão me ver generalizando e dizendo que homem é tudo igual, que homem não presta mesmo, frases feitas, que mais parece o tipo: "quem desdenha quer comprar". Existem muitos homens legais e eu conheço vários...

Mas homem quando se coloca numa postura contra a mulher, quando ele fala mal da mulher escancarado, é quase com um rancor, uma repulsa, uma aversão mesmo. E ele passa a ver a mulher apenas como objeto sexual e nada mais! Por ser algo incomum, é por isso que vemos poucos homens repudiando abertamente o ser feminino, os misóginos de verdade, já que machistas temos aos montes. E por ser tão comum a mulher com ego ferido, querendo um parceiro, é que vemos tantas mulheres falando mal de homens em todos os lugares.

Genteeeee! A foto do Dourado lá em cima nada tem a ver com post, tá?! ahahahah... Ele é tão fofo, feminista, sem preconceitos e generoso. Exatamente por isso eu o coloquei nesse post... ahahaha... Pra quem talvez não tenha entendido, ou não conheça a criatura, isso é uma ironia! Posso até tá enganada, afinal não o conheço pessoalmente, mas ele parece um típico representante do tipo misógino...

37 comentários:

  1. Bom, eu confesso. Não sei o que comentar.
    Já havia ouvido falar em misoginia mas nunca havia atentado para isso.
    E em principio sou o avesso do avesso do avesso disso.. creio eu!
    Me vejo exatamente como vc descreveu o seu amigo, o que na verdade é me sentir praticamente a um passo de ser feminino de verdade, apesar de nascer homem. Tento ouvir e entender a mulher, aprender com ela.. sem perder minha essência, sem perder meu jeito de ser, o olhar crítico e a independência. Isso as vezes é confundido por algumas amigas ou pessoas, como sendo eu um cara que optou pelo homosexualismo ou algo assim. E talvez eu até fosse gay, não fossem os homens assim ahahha tão machistas, egoístas, etc.
    Falando sério, admiro demais as coisas que vc escreve e sinto que seria tão bom se as mulheres fossem assim mais esclarecidas e menos permissivas com este modo 'homem' do macho ser e existir.
    =] Um beijo.. voltarei mais vezes pq sinto q não comentei nada de produtivo ahhahaha amo vc!

    ResponderExcluir
  2. eu adoraria um embate com ele. tipos como ele, me desafiam. Machista, feminista ou misógeno, tanto faz, odeio essas restrições.

    ResponderExcluir
  3. Pena a foto desse energúmeno para estragar a paisagem humana que tanto defendes, não posso acreditar que alguém que jamais abriu um livro possa ganhar tanto dinheiro.
    É dose, só no Brasil, um homófobo e alienado social possa ganhar tanto.
    Viva as mulheres, prefiro chamar pra falar, sair, se possível sempre com mulher.
    Questão de cheiro!!!
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Bah, machistas são são irritantes, tanto homens quanto mulheres, imagina misógenos. Não acho que misógenos se tornem homossexuais, até porque acredito que a homossexualidade seja nata, ou seja, desde o nascimento, não acredito que ninguém 'se torne' ou 'vire' gay. E duvido que o contrário acontece, que homossexuais por viverem a gostarem de homens (os masculinos claro) se tornem misógenos, se existe não conheço, creio que os gays masculinos se dêem muito melhor com as mulheres até do que os héteros.
    Quanto a isso de levantar bandeiras, acho que é necessário sim falar, berrar, alguém tomar alguma atitude quando se fazer o abuso. Não sou de radicalizar em nada, mas acho que como você mesma disse, difícil algo mudar sem que nada seja feito. E as mudanças que temos foram construídas em cima de brigas bem feias por sinal, e quem me vem à mente é martin luther king. As coisas andam devagar, mas antes assim que ficar estagnado.

    Bjoks.
    Fábio.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto. Nunca tinha ouvido falar de misoginia [eh assim?], mas descobri que conheco alguns misoginos... haha
    O blog ta cada vez melhor. Parei de postar e comentar por um tempo, devido a uns probleminhas, mas em breve estarei de volta! ;D

    ResponderExcluir
  6. Machismo já era meu velho conhecido, talvez nunca tenha conhecido um homem que não fosse pelo menos um pouquinho machista em alguma coisa, mas misoginia acho que só passei a conhecer melhor na internet... É incrível como algumas pessoas se aproveitam do anonimanto da internet pra dizer o que realmente pensam e já li muita coisa escrita por homens sobre mulheres que chega a dar medo. O ódio, a aversão, o ressentimento é tanto que chegam a dizer coisas absurdas, falar que foi bem feito uma mulher ter apanhado ou sido morta por um amante ciumento e dando explicaçõe... Mas a gente vê que misóginos em geral são pessoas que não estão bem nem com eles próprios...

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Eiat, que eu adoro vir aqui.
    Eu nunca tinha ao menos ouvido falar no tal "misógino".
    Bom demais aprender sempre.
    Sua postagem me fez lembrar a seguinte música (eu e a mania de tudo associar com música, né!)


    Masculino e Feminino
    Pepeu Gomes
    Composição: (Baby Consuelo, Didi Gomes e Pepeu Gomes)
    Ôu! Ôu!
    Ser um homem feminino
    Não fere o meu lado masculino
    Se Deus é menina e menino
    Sou Masculino e Feminino...

    Olhei tudo que aprendi
    E um belo dia eu vi...

    Que ser um homem feminino
    Não fere o meu lado masculino
    Se Deus é menina e menino
    Sou Masculino e Feminino...

    Olhei tudo que aprendi
    E um belo dia eu vi
    Uh! Uh! Uh! Uh...

    E vem de lá!
    O meu sentimento de ser
    E vem de lá!
    O meu sentimento de ser
    Meu coração!
    Mensageiro vem me dizer
    Meu coração!
    Mensageiro vem me dizer...

    Salve, salve a alegria
    A pureza e a fantasia
    Salve, salve a alegria
    A pureza e a fantasia...

    Olhei tudo que aprendi
    E um belo dia eu vi
    Uh! Uh! Uh! Uh...

    Que ser um homem feminino
    Não fere o meu lado masculino
    Se Deus é menina e menino
    Sou Masculino e Feminino...

    Vou assim todo o tempo
    Vivendo e aprendendo
    Ôu!...

    E vem de lá!
    O meu sentimento de ser
    E vem de lá!
    o meu sentimento de ser
    Meu coração!
    Mensageiro vem me dizer
    Meu coração!
    Mensageiro vem me dizer
    Ôu! Ôu! Uh!...


    Saudade grande.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. adorei seu post..
    eu gosto do Dourado, acho que apesar da postura de homem com H mesmo, no fundo ele é fraco como todos nós somos, é apenas uma defesa dele ser como ele é... enfim.

    beijos ;***

    ResponderExcluir
  9. Diferente da Graziela, talvez por estar mais experiente, eu ignoro esses tipos, embora misoginia seja para mim a pior característica que um homem possa ter.
    E o que mais me dói é que geralmente misóginos são homens criados por mães dominadoras, machistas e em falta de um termo específico "misóginas" também!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. huum.. de novo, acho que tudo que é extremo beira o demais. Não tenho paciência pra machistas ou feministas exarcebados. Sempre me considerei feminista, mas passei uma semana com feministas (aquele tipão que queima o sutiã mesmo) e realmente não quis mais ser associada a elas. Acho os -ismos muito rasos, vazios. Apenas mais uma forma de discriminar.

    Confesso que solto umas pérolas como "homem nenhum presta" de vez em quando, mas sei bem que se aparecer um bonitinho eu me derreto toda, mesmo sabendo que ele não presta. hauhauhau. Acho que é o tipo de coisa que não dá pra evitar mesmo. Vivo reclamando de homens, mas sempre me encanto quando consigo entrar nesse meio deles e descobrir um pouquinho como eles funcionam. Descobrir o outro é algo incrível!!

    \o/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! e posso dizer que abomino homens misógenos, e concordo com o comentário acima, eles descobrem que estão é mais para sair do armario do que para serem machistas.
    Quer coisa mais escrota que homens fazendo questão de só terem amigos homens e verem as mulheres como objeto dos seus ataques. Bem, nem vou comentar mais porque vc falou tudo... e é tão cara do dourado!

    ResponderExcluir
  12. Brilhante o seu post...
    Vc personificou alguns seres que muitas vezes passam despercebidos pela grande maioria...

    Eu escrevi um novo post que tem a ver com o seu...

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Aprendi mais com vc hoje...
    mas oh, agora sinceramente nao sei se o Dourado é apenas machisto ou misógino... vai saber ne...
    bjos e boa semana!

    ps: parei pra pensar nos meus amigos gay, todos são ótimos, mas percebi que amigo de verdade mesmo (tipo o do meu post), gay não tenho nenhum. q chato!

    ResponderExcluir
  14. Bom, eu nunca tinha ouvido falar em misógeno (Sorry minha leve ignorância!), mas gostei do que seu post, da explicação e da comparação entre o misógeno e o machista!!! Concordo que um misógeno possa virar gay - claro que tem toda a questão cientifica e nada comprovado - e apesar de também acreditar que ser já nasce gay, não podemos deixar de pensar que há pessoas que foram forçadas à isso( como os molestados), e enfim é uma explicação lógica, acredito que esses misógenos( adorei a palavra) não se revele gay, são homens que provavelmente terão relacionamentos com outros homens escondidos!!!

    Adorei o tema, Dama!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  15. Eu realmente não havia pensado nisso...tb tenho aversão a tipos assim...e sempre os "nomeava" simplesmente de machistas...mas é bem mais que isso mesmo.
    Adorei seu blog.
    abço

    ResponderExcluir
  16. O misógino odeia mulher. Bate em mulher. Fala mal de mulher. Tem alergia a mulher. Enfim, não gosta de mulher , porém transa com mulher.
    Geralmente a aversão ao sexo feminino é problema de infância. Mãe castradora, mandona, com personalidade forte e vai por aí.
    Não podem ser confundidos com os violentos, que não deixa de ser uma forma de misoginia, nem com os machões e os machistas.
    Beijos e ótima semana !

    ResponderExcluir
  17. Sempre lhe falo que esse de machismo e feminismo é foda, so atrapalha, o correto é nem pensar nisso, sem vestir essas camisas sociais, todo mundo tem que viver e aceitar o outro e pronto... elaiahhhhh rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Prefiro a companhia das mulheres, dama cinzenta! Creio que são mais inteligentes. Também penso que um dia a Ciência precisa resolver esse negócio da tal TPM. Eu já tive umas professoras e umas chefes que dava pra perceber quando estavam de TPM. O doutor Elsimar Coutinho, brasileiro, mora lá na Bahia, disse que já resolveu isso, mas eu vou parar de tocar nesse assunto. Isto porque toda vez que eu dou essa dica, aparece um comentário bem bravo de alguma mulher, dizendo que "só pode falar de TPM quem é mulher", o que, pra mim, soa como se só mulher pudesse ser ginecologista.
    Tem homem assim mesmo, como você relata aqui, eu conheço. Mas, já que você citou o milionário do BBB, é bom lembrar que o tal programa é visto, majoritariamente, por mulheres, ou eu tô errado? Então, concluímos que grande parte das mulheres gosta de tipos assim. Você é minoria, mas é exatamente por isso que eu gosto de vir aqui.
    Bjoooo!!

    ResponderExcluir
  19. Acho que esses seres sejam, na verdade, homossexuais enrustidos. Não há outra explicação plausível para homens com aversão a mulheres.

    Dama, só achei que fugiu às suas características apontar e julgar sem conhecer. Eu também não conheço o homem por trás do jogo do BBB e merece, ao menos, uma chance de se mostrar fora da casa - se ele assim desejar.

    Enfim, cada um tem a sua opinião. Você expressou a sua e eu a minha. ;)

    ResponderExcluir
  20. Olha... eu voltei hoje aqui não apenas para retribuir o carinho e a sua amizade, mas pq realmente fico pensando nisso tudo. E sei lá, foi bom retomar a leitura e de certa forma, ler tb os comentários.
    E nisso, gostaria de registrar em cartório, assinando em baixo a opinião do Bill. Concordo refletindo muito.
    Nossa e este tema dá margem a tantas outras abordagens e em tantos outros segmentos!!!
    Deus do céu... to cansado!
    Beijos Dama.. e um lindo dia!

    ResponderExcluir
  21. Nunca tinha parado pra analisar esse ponto de vista. Mas é verdade... Agora pensando direito... geralmente quando ouço histórias sobre esse tipo de homem misógeno eu digo logo: "e ele não é gay não?" hehehe

    Nunca tinha associado as coisas. Bem falado! :D
    Quem trata mulher assim só pode não gostar da fruta mesmo! rsrs

    bjoss

    ResponderExcluir
  22. Brilhante a forma de focar em cada um desses...

    carinho

    ResponderExcluir
  23. Esclareceu muita coisa para mim tbm, hehehe. Mas não concordo que gays gostem de mulheres... A maioria dos q eu conheço tbm é misógina. Muitos chamam as mulheres pela "simpática" alcunha de "rachas". Um horror.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. hahahaha eu tava ansioso pra ver onde o Dourado iria se encaixar nesse post, ainda bem ue no final vc explicou hahahaha.
    Desconhecia esse lance de misógino, acho que direciona melhor minha bronca agora.
    Eu acho que existe mulher misógina sim viu? especialmente as lesbicas.Acho que a maioria é corporativista e muitas delas detestam relacionar-se com homens em qualquer esfera. Conheço algumas assim.
    Beijo querida e cuide-se bem viu?!

    ResponderExcluir
  25. Ói... eu entrei lá no meu blog para escrever um negócio que você nem vai acreditar. Só que vi o seu comentário lá, e vim aqui. Ou é transmimento de pensação, ou é coincidência, mas aí é muuuuitaaa coincidência.
    Eu entrei para escrever uma coisa que talvez me traga a pecha de louco. Eu queria sentir, na pele de uma mulher, o orgasmo feminino.
    Veja só - não tem como não parecer louco, escrendo isso: eu não quero sentir um falo nas minhas entranhas, eu mulher. Eu gostaria de assumir um corpo feminino na hora exata de sentir-lhe o orgasmo, na primeira pessoa: eu, mulher, gozei.
    Eu amo as mulheres, e vivo às voltas e às turras com elas. Tenho muitas amigas que são amigas, ou melhor, das quais sou amiga. É uma delícia conversar com mulheres, abraçá-las, senti-las, ouvir-lhes a voz...
    E sexo, às vezes, é tão pouco, reduz tanto a condição humana, que perde o significado. Eu jamais 'ficaria' com uma amiga, para não estragar a amizade, pois acho que sexo é uma gaiola, e os sentimentos verdadeiros são livres: não podem ser enjaulados.
    Afora isso, as mulheres são mais amplas, são mais profundas, são mais 'vida' que os homens. Sofrem mais, amam mais, sentem mais, são mais complexas, mas cheias de filigranas, enfim, têm vários quês a mais do que os homens.
    Não sei se me fiz entender, mas está assim tão de acordo com o seu post, que meio que nem preciso explicar...
    Abreijo!

    ResponderExcluir
  26. me deu até desânimo agora.. hahaha

    acho que cada um com as suas loucuras mas não venha pro meu lado com essas filosofias de vida que eu surtooo...hehehehe

    ResponderExcluir
  27. Hhahaha eu ia comentar mas não resistí e fico apenas num oi após o comentário acima... legal ehehhe =] Saudade td dia, de vc q eu adoro, amor e admiro demais amiga Dama!!!

    ResponderExcluir
  28. cara, eu adoro vi aqui... vc sempre me faz pensar coisas que nunca tinha parado pra pensar! Adoooooro!

    POxa, vc acha o Dourado misógino? Eu não conheço ele também, não sei se posso defender, mas eu realmente acho ele um fofo - personalidade mesmo!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    mas isso é questão de gosto, né?! de tolerância, na verdade.

    enfim, ótimo post!!

    beijoooos

    ResponderExcluir
  29. Olá! Não repare em minha visita relâmpago, mas venho lhe convidar para ler o novo capítulo de “O Diário de Bronson (O Chamado)” e deixar o seu comentário.

    Retornarei com melhores modos e mais tempo. Tenha um ótimo final de semana. Abraço do Jefhcardoso!

    ResponderExcluir
  30. è faz sentido, a raiva e a aversão que gera amisoginia tem tudo a ver com aquilo que desdenhamos é jsutamente aquilo que mais desejamos. bem verdade a sua colocação, Dama!

    Saudades daqui!
    bjos queridos pra ti!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Dama
    Bem, eu não conheço o bbb Dourado, assim como, no momento, não estou me lembrando de ninguém que se encaixe na categoria "misógino". Será que eles são comuns? Não sei... Uma questão me veio à cabeça: não é preocupante saber que um possível misógino foi eleito pelo povo brasileiro para ficar milionário?
    De qualquer maneira, há uma diferença entre o misógino e o machista, e penso que você definiu muito bem.
    Um beijo pra você

    ResponderExcluir
  32. Até ler seu post juro que não tinha pensado nessa questão e nem mesmo sabia que existia essa diferença. Abriu bem meus olhos.
    Beijocas Doll!

    ResponderExcluir
  33. Olha, eu descordo bastante da sua visao, mas pelo - vc escreveu de forma correta e eh um pontod e vista valido.

    Soh descordo mesmo de vc dizer que nao existem mulheres "misandricas" (se nao me engano eh o oposto de misogino, eh alguem que odeia homens), quase todas as atitudes que sao tachadas de "misoginos" sao feitas pelas mulheres com os homens, eh o tipico caso, se uma mulher vem falar comigo "aaa ontem passei por vc na rua e vc nem falou comigo, por que?" E eu respondo: "Porque nao vou com sua cara", vou ser tachado de misogino, mas se um homem vem e fala a mesma coisa e a mulher responde igual, ela eh mulher moderna, independente, guerreira feminista entre outras besteiras.

    Pra mim nenhum dos dois eh misoxxxx
    Mas a situacao eh a mesma, ambos se defenderam de uma tentativa de manipulacao mental!

    Abracos e continue com textos assim, que pelo - tentam ser imparciais, ao vez de serem feministas ao extremo

    ResponderExcluir
  34. PS: Apesar de nao ter acompanhado o BBB, pelo que me dizem, o Dourado nao eh misogino, ele eh machista.

    Ele soh ficou marcado de misogino por tratar as mulheres do mesmo modo que trata os homens, o que afinal ta certo... igualdade dos sexos nao?

    Se um homem come meu almoco sem me pedir vou xingar e mandar pagar, se uma mulher fizer o mesmo, temos que xingar e mandar pagar tb! Nada de tratamento especial.

    Beijos de novo!

    ResponderExcluir
  35. Olha... eu ja estava mentalmente preparando um comentário ácido para este post pensando: "pq ela colocou a foto do Dourado nesse post?" quando de repente vc esclareceu essa questão!

    Eu ADORO ele desde a 1ª vez em que ele participou do BBB.
    Adoro!!!!!
    Inteligentíssimo, sensivel, humor aguçado, uma graça!!!
    Meio ogro, mas... queria ele lá em casa... Pra conversar!!! Só!! rsss
    Ele deve ser uma delícia de companhia pra bater papo!!!

    ResponderExcluir
  36. Sou misógino assumido. Possuo um livro escrito e um blog e uma cmm de orkut e um chat virtual, todos somente com grupo de discussão da misoginía.
    Sim, nós somos ruins para as mulheres, temos nojo e repulsa por mulheres IGUAIS.
    Seja IGUAL e nós iremos é TE ATROPELAR.
    Nossos tesouros e encantos só é destinados a mulheres de verdade que naõ fazem palhaçada e nem fazem coisas e ações cretinas.
    Falar para gente que "sou uma mulher diferente" não funciona. Nós só limitamos aquilo que possamos ver.
    abraços

    ResponderExcluir
  37. Oi, gostaria de recomendar o livro Homens que odeiam as mulheres, e as mulheres que os amam, da PhD Susan Forward. Na verdade tenho a versão em inglês, Men who hate women & The women who love them. O fato é que este é um assunto delicado, pois normalmente homens misóginos são filhos de homens/mulheres que também os são, ou vem de famílias com situações difíceis, e os mesmos não tem consciência de que o são ou ao menos não o sabem distingüir, como vc disse, comportamento machista do misógino. Ser um misógino é muito sofrido, pois você quer amar desesperadamente alguém e ser amado, e seu inconsciente te domina, traz coisas a tona que você não acredita, acaba com suas relações e é você quem sofre sozinho no final... Todo mundo deveria saber pelo menos um pouco disso, para tomar conhecimento do que acontece e assim poder se curar. Sou um homem que passei por muitos momentos difíceis em função deste problema, e graças a muita meditação, auxílio e leitura venho melhorando, e graças a namorada paciente e amiga que tenho. Eu digo que isto é uma doença psicológica, quase como um alcoolismo ou algo do tipo, e só com muita reprogramação mental conseguimos nos curar.
    Beijos, espero ter ajudado a esclarecer. PS: Pense nisso antes de ter preconceito com alguém e rotular um "misógino" da próxima vez, pode crer que sofremos muito com tudo isso...

    ResponderExcluir