sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Desejo da fama na internet!

Parece que o desejo de ser percebido como um ser diferente, especial, que se destaca na multidão é tão presente no ser humano quanto o instinto de sobrevivência.

A impressão que tenho é que grande parte de tudo que o ser humano batalha diariamente é para ser reconhecido, notado, se sentir destacado.

Estranhamente, quando alguns conseguem alcançar esse objetivo, ou por algum motivo se sobressai na sociedade, o movimento passa ser o contrário, de se esconder, de se misturar na multidão.

Como a grande maioria vive numa faixa mediana, em que pouco do que faz gera destaque, percebemos uma multidão que anseia pela fama quase desesperadamente.

Particularmente na internet, verificamos pessoas que se acham especiais pelo fato de existirem e que basta mostrar isso num perfil do Orkut, num blog, num site qualquer, que pessoas, certamente, descobrirão seus inúmeros talentos.

Infelizmente a grande maioria não possui uma aptidão que chame a atenção, nem uma beleza estoteante que encante os olhos das multidões. Então o que vemos são seres "comuns" agindo como se o mundo se importasse com o que lhes aconteceu no dia.

Nos blogs a coisa funciona de forma confusa, alguns poucos vão realmente se envolver com o que você escreve sobre si, geralmente aqueles que te conhecem pessoalmente, ou pelo msn. A parcela restante estará buscando um retorno de comentário. Às vezes pode achar chato o que escreveu, mas vai deixar uma observação simpática, com o intuito de não perder o "amigo". Porque na internet, quantidade vale mais que qualidade.

O problema é a ilusão e não o movimento de busca da fama. O problema é achar que tem dezenas de pessoas diariamente lendo nosso blog, nosso site, nosso perfil e achando interessante cada acontecimento da nossa vida. Ou que tenham pessoas estranhas se importando com o que você ama ou odeia, se importando se seu carro bateu, se seu filho quebrou o braço, ou se você acordou de mal humor. Exceto se você for uma celebridade, o mundo não se importa com sua vida! Se você é um anônimo, é pura perda de energia achar que alguém está interessado no seu cotidiano, fora aquele pequeno grupo de pessoas mais íntimas com quem mantém contato.

Obviamente esse post não fala dos que já se destacaram na net por algum motivo. Esses geralmente são mais e mais procurados, exatamente porque as pessoas ficam querendo descobrir o segredo do sucesso para poder colocar em prática.

Por ter consciência de tudo isso, fico me perguntando pra que ter blog? Se as pessoas que conheço já sabem o que penso e as que não conheço dificilmente vão entrar aqui pra ler minhas opiniões... rs... Entretanto, como todo mundo, a necessidade de me sentir um ser importante continua me impulsionando a continuar. Mesmo que volta e meia, detone/abandone os blogs que crio por todos esses motivos.

Será que alguém se importa com o que escrevi nesse último parágrafo? Acho que não, quer dizer, as poucas pessoas que conheço, talvez...

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A felicidade é um estado de espírito (PARTE II)

Através da observação da vida de grandes artistas, podemos comprovar que felicidade é uma espécie de vocação!

Dia desses estava vendo o especial "Por toda minha vida" que contava a trajetória do vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo. Comecei a ver o programa meio que me colocando no lugar dele, tentando sentir as coisas que aconteceram na sua adolescência e tal. Depois quando ele foi se tornando adulto, fazia uma idéia de como é a batalha de alguém para chegar a fama, ter seu trabalho artístico reconhecido.

Ele sofreu para ter o reconhecimento do público, assim com os artistas em geral sofrem, porque não é fácil virar uma estrela. A diferença é que uns ao alcançarem tudo que sonharam, se sentem vazios e perdidos, às vezes buscando alívio no sexo e/ou nas drogas. São almas atormentadas, que fazem arte, produzem, talvez, por serem infelizes. E nessa ânsia de vencer esse sofrimento interno que não os abandona, seguem buscando caminhos e mais caminhos.

Muito do que vi no nesse programa me lembrou a vida de Janis Joplin, são personalidades ciclotímicas, que em momentos estão muito bem e em outros estão se sentindo no fundo do poço. Uma infelicidade tamanha que nem a fama, o amor dos fãs, dos amigos, da família consegue estancar!

Observo, em oposição a esses artistas atormentados, personalidades opostas. Como por exemplo, Maria Bethânia. Assistindo um DVD da cantora, percebi que ela é de uma constância marcante. Vestindo-se e interpretando músicas da MPB, com um entusiamos linear. Claro que ela deve ter suas crises pessoais como todos nós. Mas o que me chama a atenção é a serenidade perante sua vida e o mundo. É como se essas pessoas se sentissem encaixadas, interagindo de forma "certa"! Elas transparecem serenidade e porque não dizer felicidade!

É quase impossível negar que a felicidade parte de dentro de nós e que as situações podem piorar ou melhorar esse estado pessoal!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A felicidade é um estado de espírito (Parte 1)

A tão sonhada felicidade está dentro da gente ou naquilo que conquistamos no decorrer da vida?

Creio que mais do que sonhos realizados, muito dinheiro na conta, etc e etc... A felicidade é uma vocação, um jeito de encarar a vida e as situações cotidianas...

Sempre achei que tinha uma tendência nata para ser infeliz! Sou uma eterna insatisfeita, com a vida, com as pessoas, com o mundo. No dia que tomei consciência disso, pude criar mecanismos para tentar neutralizar esse mal estar interno que insiste em me acompanhar.

Primeiro! Nunca deixo de ter um sonho, um objetivo em vista, por mais bobo que ele possa parecer. Isso distrai minha mente naquele período pré-realização. Os desejos não realizados sempre têm aquele gostinho de que depois de atingidos, nossa vida será mais completa, ficaremos finalmente felizes!

Total engano, hoje sei disso! Não adianta ganhar muito dinheiro, encontrar o grande amor da sua vida, ter poder, se suas questões internas, se você olhando no espelho não consegue amar a imagem que vê! Adquirir coisas ajuda a se sentir mais feliz, quando você já tem uma alma inclinada para a felicidade. Mas se você é um depressivo, pessimista, infeliz nato, essas conquistas te deixaram alegres por um período curto, médio ou longo, mas ao final de um tempo você estará se sentindo exatamente como no seu "estado normal"!

Sim! Identifique seu "estado normal", aquele que você é quando nada de especial aconteceu. Essa é a sua felicidade, ou infelicidade! Nada vai mudar isso, a menos que você mude suas bases psicológicas, o que é extremamente dificil, leva tempo, mas, definitivamente, não é impossível!

Identificado esse estado normal, e chegada a conclusão que você é um infeliz de carteirinha, neutralize esse torpor com sonhos, sonhos de todas as espécies. Eles irão distrarir sua mente!

E não se iluda! A felicidade não está na realização desses desejos, mas sim no que você consegue fazer de melhor consigo mesmo!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Paixão: amor que enlouquece!

Paixão é o amor que enlouqueceu! Ouvi essa frase dia desses e achei perfeita, nunca escutei uma definição tão boa pra paixão!


Mas se sabemos o que é paixão, minha pergunta é: O que é o amor?


Todos os dias deparamos com casais que juram amor eterno um ao outro e no momento seguinte estão se odiando, ou simplesmente distantes! Amigos que dizem se amar e diante de um desentendimento afastam-se como se nunca tivessem existido um na vida do outro!


Enfim, de que amor estamos falando? Amor regado a possessividade e ciúmes? Amor que acaba com brigas e falta de compreensão? Isso não pode ser amor conforme sua definição.


Creio que o sentimento mais próximo do amor, seja o que uma mãe sente por um filho. Assim como o sentimento "maternal" que muitos pais têm pelos seus filhos, os famosos "pães". No entanto, mesmo esse amor, muitas vezes está enlouquecido e transformado numa paixão. Mães que boicotam a vida dos filhos por acharem, no seu egoísmo, que a vida que ela sonhou é a melhor. Mães que minam o casamento dos filhos(as) por acharem que aquele(a) parceiro(a), não é o(a) ideal.


E a pergunta surge: Onde está o amor?? Ele existe assim como está escrito nos poemas? Ele existe quando acreditamos senti-lo por alguém? Ou é somente uma ilusão? Algo utópico, que não foi feito para o ser humano no estágio em que ele está?


Eu não consigo imaginar um amor desinteressado! Daqueles em que vc tem prazer somente pelo fato de amar. Sempre amamos querendo a retribuição desse sentimento, esperamos algo em troca, por pouco que seja!


Repito, talvez o de mãe seja o mais próximo; mas até que ponto é amar somente?! Talvez se misture com o sentimento de posse, de vaidade por sentir aquele ser como sua extensão.


Quando a gente diz que ama alguém, a gente deveria dizer que está apaixonado por alguém. Amor não deveria morrer, nem se transformar em sentimentos negativos.


Talvez a capacidade de amar exista em todos nós, mas não suficientemente desenvolvida...

domingo, 7 de outubro de 2007

Fora dos Rankings mas com Contéudo - FRCC

frcc

Achei muito interessante a proposta da
Aninha, para divulgar blogs que ainda são meio desconhecidos, com poucas visistas, mas que têm valor, contéudo.

Pelo que tenho percebido nas minha visitas a blogs famosos e outros anônimos, percebo que nem sempre os que tem milhares de visitas, são realmente tão interessante. Tá certo que isso não é uma regra! Mas devemos também olhar para os blogs que não encabeçam as listas de visitas, mas que são bem escritos, uns com muito humor, outros trazendo informações, sem contar aqueles especializados em falar sobre o ser humano (acho que me encaixo mais nessa terceira alternativa)

Tive outros blogs, mas acabei desistindo por motivos diversos, uns por não estar satisfeita com os comentários, outros porque fui perseguida por quem não tinha nada o que fazer na vida e outros, ainda, por puro cansaço! De todos acho que esse tem se parecido mais comigo! Tenho conseguido expressar melhor essa minha alma torturada pelo vício de pensar demais...

A proposta desse meu blog realmente é de desabafar, uma espécie de confessionário virtual, onde coloco todos os meus pensamentos, mesmo os mais vis!

Querendo participar da campanha:

- Coloque o banner da campanha no seu blog.

- Faça um post falando do assunto.

- Se tiver orkut, entre na comunidade para divulgar seu blog e dar sua opinião, clicando
aqui.

-
Avise a Aninha para que ela coloque seu blog na lista!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Moderação de comentários!

Eu fico bolada com essa coisa de moderar comentários em blog! Acho que isso pode ajudar, mas colocando na balança e pesando todos os aspectos desse ato, acaba soando meio que como censura!

Num primeiro momento a gente pode dizer que moderar comentários é apenas censurar o que está sendo dito no post, mas quem teve blogs por muito tempo, sabe que de vez em quando aparece umas almas penadas que implicam com tudo que vc escreve! E essas criaturas te perseguem agredindo, discordando apenas pelo prazer de discordar! Eu mesma já passei por isso e não foi nada agradável!

Mas olhando por um outro lado, quando vc tem em suas mãos o poder de filtrar, publicar os comentários na hora que vc quiser, pode de uma certa maneira "manipular" o rumo dos comentários! Ao postar alguém entra imediatamente e argumenta contra! Vc não publica logo esperando a opinião positiva de outras pessoas e publica tudo de uma só vez, quebrando um pouco a contestação que foi feita sobre as opiniões contidas no post! Nesse ponto me parece censura mesmo! Não deixar que o leitor se posicione diante uma tese X antítese! Isso sem contar com os comentários que podem ser excluídos sem que os leitores tomem conhecimento!

No Blogger quando comentamos e, por algum motivo, erramos uma frase, queremos nos fazer melhor entendidos, existe a opção de excluir seu próprio comentário, mas essa possibilidade só se apresenta se a moderação não estiver ativada, caso contrário vai mesmo para o dono do blog e vc precisa consertar com outro comentário, tudo ficará a critério da decisão do dono do blog e vc perde também essa liberdade!

Apesar de ter sido atormentada por pessoas que, no anonimato, me perseguiam em blogs, vou preferir sempre a possibilidade direta de poder comentar (exceto se alguém estiver te perseguindo)! Deixa as suas idéias realmente a mercê da opinião dos leitores! Caso apareça algum comentário com palavrões, propagandas e tal, é só apagar e deixar seguir...